Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Integração metropolitana

Com nova estação-tubo, linha Barreirinha/São José tem itinerário ampliado

Linha Barreirinha/São José tem itinerário ampliado a partir deste sábado com nova estação-tubo. Foto: Divulgação/Urbs

A linha de ônibus 206-Barreirinha/São José ganha, neste sábado (8/2), uma extensão de itinerário com a inauguração da nova estação-tubo Praça Getúlio Vargas, no Centro de São José dos Pinhais.O itinerário foi ampliado em um quilômetro, passando para 44 quilômetros.

Inaugurada em julho do ano passado, a linha Barreirinha/São José retomou a integração direta entre a capital e o município vizinho, que havia sido interrompida em 2015. Por dia, beneficia 21 mil passageiros.

A linha, tipo Ligeirinho, é mista, operada em conjunto pela Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital, e a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), responsável pelo transporte metropolitano.

“A desintegração linha fez muito mal a Curitiba e São José dos Pinhais, foi um atraso, contrária aos interesses da nossa população, que precisa desta importante conexão entre os municípios. Depois de retomarmos esta linha, no ano passado, agora ampliamos o trajeto, com a implantação de mais uma estação-tubo, para melhor atender os passageiros”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

O itinerário liga, nos dois sentidos, o Terminal Barreirinha até o Terminal central de São José dos Pinhais. Com 14 ônibus, funciona todos os dias, com frequência de oito minutos no horário de pico e 14 minutos entre picos. São 83 horários em cada sentido.

"Com a Barreirinha/São José, quem sai de São José pode vir direto para o Centro e a região Norte de Curitiba e fazer integrações em vários terminais e estações-tubo da capital ao longo do itinerário, pagando apenas uma passagem. É a integração metropolitana facilitando a vida da população de quem mora em Curitiba e região", disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Nova estação

A estação-tubo Praça Getúlio Vargas, que fica na Rua Padre Bittencourt, 65, no Centro de São José dos Pinhais, tem sete módulos, com um total de 10 metros de comprimento.  A estrutura foi  reformada a partir de uma estação-tubo de Curitiba que estava desativada. “Foram investidos R$ 120 mil em um trabalho de 15 dias para adequações”, explica Alceu Portela, gestor da área de manutenção da Urbs.  

A nova estação será ponto de parada entre o Terminal Boqueirão e o Terminal Central de São José dos Pinhais e vai funcionar somente sentido São José dos Pinhais.

Para isso, o itinerário passa a ter alteração pela pista lenta das avenidas Mal. Floriano Peixoto e das Américas, Av. Souza Naves, ruas Quinze de Novembro, Padre Bittencourt, realizando parada para embarque e desembarque na nova estação-tubo Praça  Getúlio Vargas, ruas Passos de Oliveira, Joaquim Nabuco e Norberto de Brito, sentido Terminal Central de São José dos Pinhais.

As paradas da linha são no Terminal Barreirinha, nas estações-tubo Ahú, Centro Cívico-Palácio Iguaçu (sentido São José dos Pinhais); Centro Cívico-Assembleia (sentido Barreirinha); Comendador Fontana; Círculo Militar, Guadalupe; Paiol; Terminal Hauer; Terminal Carmo; Terminal Boqueirão, estação-tubo Praça Getúlio Vargas (sentido São José dos Pinhais) e Terminal Central de São José dos Pinhais

Reintegração

Curitiba tem hoje um dos sistemas de transporte mais integrados do País. Dos 15 milhões de passageiros por mês que utilizam o transporte da capital, 3,2 milhões são da Região Metropolitana, que entram no sistema sem ter que pagar uma nova passagem.

São 22 terminais de integração, 242 linhas urbanas, 62 linhas metropolitanas que integram com o sistema e  quatro linhas mistas (urbanas e metropolitanas): Barreirinha/São José, Caiuá-Cachoeira, Colombo/CIC e Pinhais/Campo Comprido. A frota é de 1,1 mil ônibus.