Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Veja como fazer

Com Minha Prefs, cidadão pode personalizar acesso ao portal da Prefeitura de Curitiba

Minha Prefs chega ao Portal da Prefeitura de Curitiba com área exclusiva ao cidadão. - Curitiba, 09/02/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O portal da Prefeitura de Curitiba evolui e passa a oferecer, além de um amplo menu de notícias (matérias, fotos e vídeos), acesso personalizado do cidadão a serviços públicos. Uma interface atualizada permite que o usuário tenha seu próprio dashboard (painel de controle), denominado Minha Prefs, com acesso direto e pessoal a serviços disponíveis. 

Ao preencher os campos, no portal, o cidadão é direcionado para o dashboard onde encontra os principais indicadores que fazem parte do cotidiano junto à Prefeitura, como verificar o saldo do cartão-transporte, quais as consultas agendadas pelo Saúde Já e o andamento de chamados no 156. No mesmo painel, ainda é possível acessar a Agência de Notícias da Prefeitura. 

Dentro do ambiente do Minha Pres, por enquanto, ainda será necessário realizar o login em cada um dos serviços. Até o fim do ano, novos recursos serão acrescentados para integrar ainda mais funções à ferramenta e agilizar o atendimento ao cidadão. 

O servidor público também terá uma versão especial com seus indicadores. 

“Esta atualização do Portal da Prefeitura está alinhada ao esforço de Curitiba de levar cada vez mais serviços à palma da mão do cidadão, dentro do conceito de cidade inteligente defendido e implementado pela gestão do prefeito Rafael Greca através do Vale do Pinhão ”, destaca Cinthia Amador Genguini, secretária municipal da Comunicação Social. 

Autocompletar 

Outra atualização no Portal da Prefeitura de Curitiba é o aprimoramento do campo de buscas. A ferramenta ganhou o recurso de "autocompletar" e uma hierarquização inteligente dos resultados, com base num estudo das palavras-chave mais pesquisadas pelo cidadão. Dessa forma, os resultados mais relevantes são exibidos sempre em primeiro lugar. 

No campo de buscas, quem pesquisa “matrícula”, por exemplo, encontra todos os serviços da Prefeitura que precisam de matrícula, mas com destaque para aqueles mais fortemente relacionados a essa palavra, como o Portal da Educação e o link para a matrícula em escolas e CMEIs.

Não tem o e-Cidadão?

A única ação necessária é preencher o login e senha, com o CPF e senha do e-Cidadão. Caso ainda não tenha cadastro, é preciso clicar em “Novo Cadastro” e preencher os campos necessários na aba seguinte (nome, sexo e gênero, informações de contato, CEP e uma senha). No e-mail, o cidadão irá receber instruções para ativação do cadastro.

 

Em alta