Os serviços de internet indispensáveis ao atendimento da população feito pelas equipes da Prefeitura de Curitiba, por telefone ou vídeo, têm garantida a sua cobertura. A Central Saúde Já, que oferece os serviços de tele e videoconsulta, já utiliza mais de um link de internet.
Denominado redundância de internet, o recurso proporciona a segurança necessária para que o atendimento não seja interrompido.
“Tendo a internet de caminhos distintos, se houver algum tipo de instabilidade num dos links ou se ele ficar fora do ar, o outro mantém o funcionamento do serviço, sem que o atendente tenha que acionar qualquer mecanismo. Na prática, ninguém percebe a mudança, o atendimento segue normalmente”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação (TI), Antônio Carlos Pires Rebello, da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e TI (Smap).
A expectativa é que em breve esta facilidade seja estendida para outros serviços da Prefeitura de Curitiba.
O modelo adotado pela área de TI da Prefeitura de Curitiba se repete nas câmeras corporais da Guarda Municipal, que integram a Muralha Digital, e utilizam o 4G para transmitir as imagens para o Centro de Controle Operacional.
Tendo mais de uma operadora, o acesso é mantido em toda a cidade de Curitiba já que, conforme a região, pode ter uma operadora que ofereça um serviço de mais qualidade do que outra. “Desta forma, a imagem é preservada no equipamento que o guarda municipal está usando”, completa Rebello.