Ter os exames médicos armazenados no celular junto de todas as outras informações de saúde, tais como vacinas pendentes, agendamentos, atestado médico para apresentar na empresa, exames laboratoriais, além da prescrição para obter medicamentos, é uma realidade em Curitiba.
Até pouco tempo atrás, isso era apenas uma ideia, mas no dia 12 de abril de 2017, a Prefeitura de Curitiba tornou tudo isso possível ao lançar o aplicativo para smartphones Saúde Já Curitiba.
De lá para cá, o serviço conquistou 2,3 milhões de usuários e se converteu na principal ferramenta de comunicação entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.
Além dos smartphones, tanto pela plataforma Android como IOS, o Saúde Já pode ser acessado pela versão web no computador.
“A tecnologia tem sido nossa grande aliada para facilitar o acesso da população ao atendimento de saúde. Curitiba é o exemplo de que o SUS pode dar certo e por isso nós vamos continuar investindo em novas funcionalidades do aplicativo Saúde Já Curitiba e melhorar ainda mais o atendimento”, disse a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.
Agendando consultas de casa
De acordo com Leandro Carlos da Silva, coordenador do Núcleo de Informação e Tecnologia (NIT) da Secretaria Municipal da Saúde, o aplicativo nasceu para acabar com as filas nas madrugadas para atendimentos de saúde. Desde o seu lançamento, o usuário do SUS pode agendar os atendimentos na comodidade de sua casa, além de poder confirmar exames e consultas especializadas, o que evita deslocamentos desnecessários. Isso ajudou o aplicativo a fazer parte do dia a dia dos moradores.
Desde o lançamento há 8 anos, o aplicativo tem passado por constante evolução, com a implantação de uma série de funcionalidades que tornam o acesso a serviços de saúde muito mais ágeis para o cidadão.
“O aplicativo é muito maior que a imagem que aparece nas telas, com um desenho bem simples. Dentro dele há muitas funcionalidades fazendo um bem enorme para a população, que pode usá-lo com segurança”, explicou Leandro.
Sistema mais seguro
A segurança foi um dos pontos que mereceu atenção da equipe do Núcleo de Informação e Tecnologia.
“Este sistema evoluiu com a proposta da Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação de vincular o acesso ao e-Cidadão, que é o cadastro único do município. E agora estamos incorporando também o através do GOV.BR, que é o sistema de acesso a serviços públicos federais. O que trouxe muito mais segurança para todo o sistema”, explicou Leandro.
Além da segurança na navegabilidade, outra prioridade é com a validação dos cadastros dos pacientes.
“Com um certificado digital assinado com validade jurídica, o paciente pode ir a qualquer farmácia retirar o medicamento, na unidade de saúde ou na UPA. O sistema é totalmente integrado com o prontuário de atendimento de cidadão. O mesmo com acontece com o atestado”, exemplificou Leandro.
Resultado de exames
Há pouco mais de um ano, o app Saúde Já Curitiba passou a mostrar o resultado dos exames laboratoriais dos pacientes. Com isso, o cidadão não precisa ir mais na unidade para retirar o resultado, porque o laudo já está no aplicativo.
Além disso, para atender o disposto nas leis estadual e municipal 21.242 e 16.292, o paciente que necessita de um serviço especializado, de uma consulta que tem uma fila de espera, poderá acompanhar o andamento do pedido através do aplicativo.
Outra facilidade permite ao paciente o cancelamento de uma consulta no caso da impossibilidade de comparecer. Este procedimento pode ser feito até duas vezes. Na terceira vez, se cancelar novamente, o paciente sai da fila e terá que reiniciar todo o processo.
Pacientes destacam a praticidade
Os usuários elogiam a praticidade do aplicativo e as facilidades para acessar o sistema de saúde através das suas funcionalidades.
“No começo, tive um pouco de dificuldade, mas com o tempo fui aprendendo. Agora já não preciso mais ir até o posto, ficar exposto ao tempo. Muitas coisas são passadas pelo aplicativo, isso é bom para a gente se organizar”, comentou Carlito Moreira, conselheiro de saúde e morador no bairro Guaíra.
A também conselheira de saúde Maria Angelita Boesing, que mora no bairro Campo Comprido, disse que o aplicativo dá um leque de várias opções para os usuários.
“A minha experiência com o aplicativo sempre foi boa. Hoje em dia as pessoas não têm tanto tempo e podem agilizar bastante a vida delas com o app. A carteirinha de vacinação fica disponível, os exames, tudo ali na mão ali, você pode abrir em qualquer local”, exemplificou.
Edi Gaudino de Brito Castilho, conselheira de saúde que mora no bairro Cajuru, destaca a praticidade de não ter que ficar carregando papel toda vez que precisa fazer uma consulta.
“É tudo muito prático. Eu viajei para a Europa e lá eu precisava apresentar o certificado de saúde. Só acessei o aplicativo e já apresentei ali na hora, com muita facilidade”, disse Edi.
Para Suzana Helena Batista Sena, moradora no Bairro Alto, uma das coisas mais importantes é que o aplicativo disponibiliza as datas e o horário certo das consultas e exames.
“Vem tudo certinho, não precisa ir até o posto de saúde, facilita a vida da gente. Eu sou paciente oncológica e faço acompanhamento ambulatório do Cajuru e no Hospital São Vicente e todo o agendamento vem pelo celular, muito fácil de acompanhar”, elogiou.
Principais funcionalidades do aplicativo
- Cadastro na rede municipal de saúde para simplificar acesso a serviços;
- Visualização de todos os exames laboratoriais realizados na rede pública de saúde, com histórico completo da saúde do paciente;
- Receita médica com certificado digital;
- Atestado médico digital;
- Agendamento de atendimentos de enfermagem e odontologia;
- Emissão de alertas para vacinas atrasadas: promovendo a saúde preventiva;
- Confirmação de atendimentos e exames: evitando deslocamentos desnecessários;
- Acompanhamento do pré-natal com visitas virtuais à maternidade;
- Ferramentas de avaliação de contrações uterinas para apoio às futuras mamães;
- Net Promoter Score (NPS): recebe a notificação para avaliar o SUS de Curitiba. Entre 2018 e 2023, com mais de 4 milhões de avaliações, a nota atingiu 8,44;
- Cadastro de dependentes para facilitar acesso à saúde para toda a família;
- Integração com os dados pessoais da Prefeitura de Curitiba para maior segurança na proteção dos dados;
Números do aplicativo Saúde Já Curitiba
150 milhões de mensagens enviadas
663 mil consultas agendadas em serviços especializados
900 mil documentos médicos, principalmente receitas, enviados para agilidade e praticidade no acesso à informação