Os primeiros resultados da substituição das luminárias de vapor de sódio metálico e de alta pressão por luminárias com tecnologia de LED começaram a ser contabilizados pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Com o fechamento do mês de agosto de 2021, foi registrada a queda média mensal de 25,71% nas solicitações relacionadas a defeitos nos equipamentos de iluminação que servem às vias públicas de Curitiba.
A média de solicitações mensais em 2020 feitas pela população por meio da Central de Relacionamento 156 foi de 7.503 por mês e, até o dia 31 de agosto de 2021, a média foi de 5.574.
A expectativa técnica do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, é que com o passar dos meses até o fim do ano, a tendência seja de diminuir mais ainda o índice de solicitações. Ele também destacou que a quantidade total de atendimentos em 2020 foi de 90.045 serviços e que nos primeiros 8 meses de 2021 foram totalizados 44.593 registros de manutenções realizadas no período.
“Esse é um resultado prático da modernização feita no sistema de iluminação pública da cidade a partir de 2019. O impacto é muito positivo e daremos sequência com o planejamento de substituição das luminárias por equipamentos com tecnologia em LED”, disse Rodrigo Rodrigues.
De acordo com o secretário, a troca de luminárias já alcançou 65.048 pontos de iluminação, o que representa 40,6% do total dos pontos de iluminação pública de Curitiba. Ainda segundo Rodrigo Rodrigues, a modernização do sistema está sendo acompanhada do recadastramento dos pontos de iluminação, o que contribui para o monitoramento do sistema e facilita a identificação de possíveis problemas relatados pela população por meio do 156.
Outros pontos positivos das luminárias de LED são a economia no consumo de energia elétrica e a maior vida útil dos equipamentos. Conforme explica o diretor do Departamento de Iluminação, Tony Malheiros, LED é mais eficiente, pois ilumina mais e melhor gastando 50% menos energia. Também é mais durável, com vida útil de 50 mil horas ou 6 anos.
“Uma das características perceptíveis das luminárias de LED é que sai a luz amarela e entra a luz branca neutra, que oferece maior conforto visual e ainda colabora com o aumento da sensação de segurança”, apontou Tony Malheiros.
Entre 2017 e agosto de 2021 foram realizados 369.029 atendimentos para serviços de manutenção em luminárias do sistema de iluminação. Em média, se passam apenas 48 horas da comunicação do problema feita ao 156 até que o conserto seja realizado sob a coordenação do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas.