O Parque Barigui foi cenário das aulas de campo de duas turmas de estudantes do Colégio Medianeira, nesta quinta-feira (22/9). Os 70 alunos do sexto e sétimo anos foram até o parque, em dois horários, para conferir algumas ações de Curitiba para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
No cronograma, estiveram o funcionamento da CGH Nicolau Klüppel e a sala de monitoramento do Curitiba Solar, duas iniciativas que fazem parte do Curitiba Mais Energia, programa que divulga e incentiva o uso de energia renovável na cidade.
O cuidado com a biodiversidade e a vida terrestre foram bem exemplificados na área do Jardim de Mel que fica no parque, atrás do centro de exposições. O primeiro dos 90 Jardins de Mel que existem hoje em Curitiba possui caixas das cinco espécies de abelhas trabalhadas - guaraipo, manduri, mandaçaia, jataí e mirim.
A diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Adriane Cristina dos Santos, lembra que é importante que cada vez mais pessoas saibam das ações da cidade.
“Estamos à disposição de qualquer instituição que deseje conhecer o trabalho da cidade e também desenvolver iniciativas voltadas para os ODS. É uma responsabilidade de toda a sociedade”, anunciou.
A atividade teve o apoio das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Defesa Social, com a participação, nas explicações, do assessor técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Adilson Marin Lopes; da bióloga do Museu Capão da Imbuia, Priscila Kandaslki; do diretor de Desenvolvimento Institucional do Imap, Bernardo Zanini Fadel; e da assessora técnica do Instituto, Simone Iubel.
Após às visitas, foi realizada uma espécie de gincana para mostrar outras práticas da cidade no Salão de Atos.
O caminho
Foi pelo site ODS Curitiba, do próprio Imap, que a professora de Língua Portuguesa do sexto ano do colégio, Géssica Peniche, chegou até a Prefeitura de Curitiba.
“Foi uma feliz coincidência saber que a cidade já vem trabalhando com tantos projetos para atingir os objetivos e mostrar aos nossos estudantes como eles podem contribuir e fazer a sua parte”, contou a professora Géssica.
O trabalho já realizado em sala de aula e com outras atividades têm a intenção de mostrar o papel de cada um deles como cidadão. Termina em novembro, com a apresentação do conhecimento adquirido para as famílias e para a comunidade.
A orientadora de aprendizagem, Tatiana Mielke, reforçou que a atividade vem ao encontro da proposta da escola, de linha jesuíta, de “ser para os demais” e da preocupação com a Casa Comum.
“Mesmo para nós, educadoras, apesar de conhecer o Barigui, foi uma novidade saber tudo o que podemos encontrar aqui de iniciativas da cidade. E poder trazê-los até aqui é bastante significativo”, reconheceu.
A atividade aconteceu no dia em que Curitiba também participa da campanha #WorldsToDoList, da ONU, com publicações nas suas redes sociais.