A 3ª edição do Curitiba Viver Bem, na manhã sábado (27/5), levou ao Parque Barigui as ações para auxiliar na prevenção e combate ao tabagismo. O tema escolhido para esta edição do evento da Prefeitura de Curitiba que promove ações de promoção de qualidade de vida e bem-estar faz alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio (próxima quarta-feira).
Entre atividades de lazer, bem-estar e conscientização, o 3º Curitiba Viva Bem apresentou ao público participante depoimentos de pessoas que conseguiram parar de fumar com o apoio das Unidades de Saúde de Curitiba, que ofertam o programa de controle do tabagismo .
O vendedor Willian Pereira da Silva Arbugeri, 37 anos, está há 3 anos e meio sem fumar e contou que não só sua saúde, mas principalmente o relacionamento com outras pessoas melhorarou muito.
Ele começou a fumar aos 13 anos, para estar entre os mais populares da escola.
Depois de 21 anos em que deixou de aproveitar momentos de companhia com a família e amigos para fumar, percebeu que, na verdade, quem não conseguia largar o cigarro é que se colocava nos grupos dos excluídos. E decidiu parar.
Com apoio da Unidade de Saúde Vila Clarice, no novo mundo, teve sucesso e gosta de compartilhar sua jornada com quem quer ter o mesmo êxito.
“Sempre volto ao grupo de controle do tabagismo para contar minha história e sinto que isso renova minha convicção em me manter sem o cigarro. Hoje, falando no Parque Barigui, para um auditório cheio, me senti muito feliz”, disse Willian.
Esta manhã de atividades é uma ação do Curitiba Viva Bem, a política pública da Prefeitura de Curitiba de promoção da qualidade de vida e hábitos saudáveis.
Realizada no Salão de Atos do Parque Barigui e seu entorno, esta edição envolveu não somente quem estava no local para passear ou se se exercitar mas também recebeu os participantes dos grupos de atividades físicas nas Unidades de Saúde de toda a cidade.
Família Folhas
Entre as atrações, o público teve um encontro com a família mais querida pelos curitibanos: a Família Folhas, assistiu ao teatro de fantoches da Guarda-Municipal, recebeu mudas de árvores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), praticou alongamento e caminhada com a equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ).
O 3º Curitiba Viva Bem ofertou, ainda, avaliações físicas, orientação nutricional e de cuidados com a saúde bucal, informações sobre as formas corretas de reciclagem do lixo.
Quem prestigiou a iniciativa pode ainda receber auriculoterapia e reiki, participar de sessões de alongamento e meditação guiada e fazer doações de roupas para a Campanha do Agasalho 2023.
“É muito importante que a Prefeitura dê esse apoio para as pessoas pensarem em manter a saúde e não só esperar para tratar a doença. Estou adorando estar aqui no Parque Barigui e ter tudo em um lugar só”, disse a aposentada Maria Aparecida Martins Pereira, 65 anos, que entre as atividades, ela recebeu aplicação de auriculoterapia.
Multissetorial
O Fala Móvel, unidade itinerante do programa de audiências públicas Fala Curitiba também marcou presenta no 3º Curitiba Viva Bem para que os participantes pudessem cadastrar sua opinião sobre as prioridades nas ações da Prefeitura; o Odonto Móvel, da SMS, realizou avaliação bucal, para prevenção do câncer e a Secretaria Municipal de Educação (SME) falou sobre como Curitiba integra o programa Cidades Educadoras.
O 3° Curitiba Viva Bem é uma ação das secretarias municipais da Saúde; Meio Ambiente; Defesa Social e Trânsito; Esporte, Lazer e Juventude e Instituto Municipal de Administração Pública.
Curitiba Viva Bem
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.