Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Desenvolvimento urbano

Com entrega de obras viárias, Regional Cajuru retoma ritmo e moderniza infraestrutura urbana

Intervençoes na infraestrutura viária da regional Cajuru. Curitiba, 08/04/2025. Foto: Valquir Aureliano/SECOM

Com a finalização de obras viárias importantes, a população da Regional Cajuru começa a experimentar os benefícios das intervenções promovidas pela Prefeitura de Curitiba, que modernizam e qualificam a infraestrutura da região. Apenas nos últimos dias, duas transformações significativas foram entregues pelo prefeito Eduardo Pimentel na regional que abrange, além do Cajuru, os bairros Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba e Tarumã.

Intervenções que por meses alteraram o tráfego e exigiram paciência de moradores e motoristas agora dão lugar a vias mais seguras, organizadas e acessíveis. Com a liberação de trechos estratégicos, a mobilidade urbana ganha novo ritmo, beneficiando o comércio local, o transporte coletivo e a população que depende das vias públicas para deslocamentos diários.

No último dia 4, foi reativada a estação-tubo Cajuru, agora reposicionada na Rua Engenheiro Costa Barros, obra que é parte do pacote do Ligeirão Leste-Oeste. Anteriormente, em 28 de março, a Prefeitura inaugurou, com um mês de antecedência, a requalificação dos 3.866 metros da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã — uma intervenção que demandou R$ 102 milhões em investimentos da administração municipal.

“Mudou para melhor. Está mais acessível e bonito. É claro que sempre há contratempos durante a realização das obras, mas é preciso ter um pouco de paciência. Acredito que é um sacrifício necessário por uma melhoria que vai durar muitos anos”, comenta Daniela de Novaes, 32 anos, auxiliar de escritório e moradora das imediações da nova estação Cajuru.

A nova parada de ônibus do Cajuru, que atende às linhas Centenário/Rui Barbosa e Centenário/Campo Comprido, recebeu um tubo ampliado para maior conforto dos usuários, alargamento da porta de isenção para 0,80 metro — visando atender diferentes dimensões de cadeiras de rodas — além da implantação de portas retas e rampa metálica. A estrutura também foi contemplada com pavimento em concreto na canaleta do ônibus, nova calçada, também em concreto, sinalização renovada e iluminação em LED.

Já no caso da Victor Ferreira do Amaral, a revitalização proporcionou uma faixa extra, por sentido, exclusiva para transporte público, novas calçadas, ciclovia, melhorias na drenagem, iluminação e sinalização viária no trecho desde a Rua Dom Manuel da Silveira D'Elboux até a Rua Professor Eduardo Correia de Lima. Foram 1.990 metros de melhorias na pista da direita e 1.876 metros na pista da esquerda.

“São obras pensadas para o futuro, com foco na qualidade de vida da população e na economia com manutenção. Os pisos de concreto, por exemplo, têm durabilidade muito superior ao asfalto, podendo chegar a até 20 anos”, afirma Leandro Cunha, engenheiro fiscal da obra pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), órgão responsável pela execução das intervenções projetadas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Novo binário

Outra intervenção de grande porte na Regional Cajuru foi entregue em setembro do ano passado. No dia 23, entrou em funcionamento um novo binário, formado pelas ruas Nivaldo Braga e Professora Olga Balster — vias paralelas que passaram a operar com sentido único de circulação. As duas ruas somaram 4.483 metros de obras de pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, estrutura para fibra ótica, semaforização, iluminação pública em LED, acessibilidade e infraestrutura cicloviária.

“Agora é hora de nos adaptarmos às mudanças. Confesso que ainda estou um pouco perdido com as alterações. Por exemplo, antes não havia ciclovia, então é necessário respeitar o trânsito das bicicletas. Agora é o momento de colher os benefícios”, relata Jatir Frison, 65 anos, microempresário e morador da Rua Nivaldo Braga.

O administrador da Regional Cajuru, Agostinho Creplive Filho, também comenta os avanços: “A entrega de obras como o binário da Nivaldo Braga com a Olga Balster nos traz tranquilidade. Mas a Prefeitura está iniciando muitas outras frentes de trabalho. É um movimento constante.”

Transformações seguem

Outras obras seguem com cronograma ativo para novos trechos na Regional Cajuru e demais bairros da cidade. Durante a inauguração da requalificação da Avenida Victor Ferreira do Amaral, por exemplo, o prefeito Eduardo Pimentel assinou a ordem de serviço para a construção do novo viaduto Curitiba-Pinhais, que fará a ligação entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral e a Rodovia João Leopoldo Jacomel.

A obra integra o Lote 4, Pacotes 3 e 4, do projeto do Novo Inter 2, um dos mais relevantes investimentos em mobilidade urbana da capital paranaense. Com investimento total de R$ 68.797.559,49, a intervenção tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito e a segurança viária na ligação com municípios da Região Metropolitana. A previsão é de que os trabalhos se estendam por 18 meses.