Regional da cidade com o maior número de Unidades de Saúde, a CIC está com oito das 16 clínicas odontológicas já reformadas de acordo com as normas de biossegurança adotadas por causa da pandemia de covid-19. Os espaços de odontologia ficam nas unidades de saúde e a modernização faz parte dos R$ 8,7 milhões que a administração do prefeito Rafael Greca está aplicando nas 107 clínicas da rede municipal.
É o maior aporte em saúde bucal da história de Curitiba. Já foram revitalizadas 69 clínicas das unidade de saúde em toda a cidade. Elas agora oferecem mais privacidade e conforto do que as antigas, melhorando o atendimento para gerações de pacientes.
Atendendo gerações
É o caso de quem frequenta a Unidade de Saúde Taiz Viviane Machado, na CIC.
“O atendimento sempre foi muito bom e agora está uma maravilha”, conta a auxiliar de produção aposentada e artesã Geni Segantini, representante do segmento dos usuários no conselho da Unidade de Saúde Taiz Viviane Machado.
A unidade tem 12,5 mil usuários cadastrados e, no primeiro trimestre, prestou 3,4 mil procedimentos odontológicos (como limpeza e restauração).
Moradora do bairro há 32 anos, quando chegou com a família do Noroeste do Paraná, Geni frequenta o local desde então. Há mais de 20 anos, é paciente da dentista Regina Kurozawa. A filha Roseli e o bisneto Davi seguiram o caminho da matriarca e também frequentam o mesmo serviço de saúde. “Todo mundo gosta porque é bom”, explica.
Organizado, agradável e eficiente
A pensionista Cecília Stremel é outra usuária antiga da clínica odontológica e que ficou satisfeita com as mudanças. “Ficou muito melhor”, diz Cila, como é conhecida, destacando a organização do espaço.
“Agora tudo ficou mais organizado e a temperatura está sempre adequada”, opina Cila, comparando com a clínica antiga. Antes o ambiente era comum, com as três equipes de saúde bucal atendendo na mesma sala e sem ar condicionado.
“Venho à unidade desde antes de nascer a minha filha, que está com 27 anos, e trouxe a menina desde pequena para os dentistas daqui. Pena que, agora, ela trabalha longe o dia todo. Se não, em vez de usar plano pago pela empresa, com certeza ela continuaria vindo aqui”, diz ela, que há cerca de duas décadas faz acompanhamento semestral com a dentista Sandra Batsef.
Modernização para todas
Com a nova configuração, agora os atendimentos de pessoas como Geni, Cecília e suas famílias acontecem em ambientes separados por divisórias. O piso, antes revestido com paviflex, agora é de granitina. “É uma estrutura mais moderna para pacientes e equipes profissionais”, diz a autoridade sanitária local, Lívia Oliveira Fernandes Nonato.
Na Regional CIC, as melhorias começaram a ser entregues no ano passado e beneficiam também as unidades de saúde Barigui, Caiuá, Jardim Gabineto, Nossa Senhora da Luz, Sabará, Vila Sandra e Tancredo Neves. A execução das obras nas demais - Atenas, Augusta, Campo Alegre, Cândido Portinari, Oswaldo Cruz, São José, São Miguel e Vitória Régia - já foi contratada.