Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde bucal na CIC

Com clínica de odonto reformada, Unidade de Saúde Taiz Viviane atende gerações de pacientes de Curitiba

Clínica Odontológica da Unidade de Saúde Taís Viviane Machado, na CIC. Curitiba, 18/04/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Regional da cidade com o maior número de Unidades de Saúde, a CIC está com oito das 16 clínicas odontológicas já reformadas de acordo com as normas de biossegurança adotadas por causa da pandemia de covid-19. Os espaços de odontologia ficam nas unidades de saúde e a modernização faz parte dos R$ 8,7 milhões que a administração do prefeito Rafael Greca está aplicando nas 107 clínicas da rede municipal.

É o maior aporte em saúde bucal da história de Curitiba. Já foram revitalizadas 69 clínicas das unidade de saúde em toda a cidade. Elas agora oferecem mais privacidade e conforto do que as antigas, melhorando o atendimento para gerações de pacientes.

Atendendo gerações

É o caso de quem frequenta a Unidade de Saúde Taiz Viviane Machado, na CIC.

“O atendimento sempre foi muito bom e agora está uma maravilha”, conta a auxiliar de produção aposentada e artesã Geni Segantini, representante do segmento dos usuários no conselho da Unidade de Saúde Taiz Viviane Machado.

A unidade tem 12,5 mil usuários cadastrados e, no primeiro trimestre, prestou 3,4 mil procedimentos odontológicos (como limpeza e restauração).

Moradora do bairro há 32 anos, quando chegou com a família do Noroeste do Paraná, Geni frequenta o local desde então. Há mais de 20 anos, é paciente da dentista Regina Kurozawa. A filha Roseli e o bisneto Davi seguiram o caminho da matriarca e também frequentam o mesmo serviço de saúde. “Todo mundo gosta porque é bom”, explica.

Organizado, agradável e eficiente

A pensionista Cecília Stremel é outra usuária antiga da clínica odontológica e que ficou satisfeita com as mudanças. “Ficou muito melhor”, diz Cila, como é conhecida, destacando a organização do espaço.

“Agora tudo ficou mais organizado e a temperatura está sempre adequada”, opina Cila, comparando com a clínica antiga. Antes o ambiente era comum, com as três equipes de saúde bucal atendendo na mesma sala e sem ar condicionado.

“Venho à unidade desde antes de nascer a minha filha, que está com 27 anos, e trouxe a menina desde pequena para os dentistas daqui. Pena que, agora, ela trabalha longe o dia todo. Se não, em vez de usar plano pago pela empresa, com certeza ela continuaria vindo aqui”, diz ela, que há cerca de duas décadas faz acompanhamento semestral com a dentista Sandra Batsef. 

Modernização para todas

Com a nova configuração, agora os atendimentos de pessoas como Geni, Cecília e suas famílias acontecem em ambientes separados por divisórias. O piso, antes revestido com paviflex, agora é de granitina. “É uma estrutura mais moderna para pacientes e equipes profissionais”, diz a autoridade sanitária local, Lívia Oliveira Fernandes Nonato.

Na Regional CIC, as melhorias começaram a ser entregues no ano passado e beneficiam também as unidades de saúde Barigui, Caiuá, Jardim Gabineto, Nossa Senhora da Luz, Sabará, Vila Sandra e Tancredo Neves. A execução das obras nas demais - Atenas, Augusta, Campo Alegre, Cândido Portinari, Oswaldo Cruz, São José, São Miguel e Vitória Régia - já foi contratada.