Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dia Internacional da Mulher

Com cartilha, cursos e atividades nas regionais, Prefeitura se engaja pela igualdade de gêneros

Prefeito Rafael Greca participa de cerimônia em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Curitiba, 08/03/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8/3) e instituído pelas Nações Unidas desde 1975, vai muito além das homenagens em Curitiba. As celebrações incluem o lançamento de uma cartilha dedicada aos direitos da mulheres, cursos sobre direitos humanos abertos a toda a população e atividades nas regionais que se estendem durante o mês de março. 

Em cerimônia comemorativa no Salão Brasil, na sede da Prefeitura, o prefeito Rafael Greca ressaltou o protagonismo das mulheres em sua gestão. “Essa Prefeitura é muito especial, pois 79% dos servidores do município de Curitiba são mulheres”, declarou.

A assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Elenice Malzoni, destacou os avanços conquistados ao longo dos anos e as ações que a assessoria realiza. 

“Para nós, mulheres, essa data vai além das felicitações, é um dia de luta, precisamos a cada dia acolher mais todos os gêneros. Pedimos respeito, direitos e oportunidades e na nossa assessoria buscamos esses avanços diariamente”, declara Elenice.

O prefeito ainda lembrou que a primeira mulher a se formar em medicina no Brasil foi sua prima, a doutora Maria Falce de Macedo, que em 1912 ingressou na Universidade Federal do Paraná. Greca ainda homenageou outras mulheres que se destacaram na história mundial e curitibana.

“A igualdade de gêneros e entre as pessoas é uma condição de cidadania, nós vemos com entusiasmo a força do humanismo contra a opressão das mulheres, que essa data promove. Louvando todas as mulheres, afirmamos o nosso orgulho em ter uma Prefeitura majoritariamente feminina”, conclui Greca.

Lançamentos

A cartilha dos Direitos das Mulheres tem o objetivo de informar e instruir a sociedade em geral sobre os direitos adquiridos ao longo dos tempos, considerando as questões histórico-culturais de desigualdade entre homens e mulheres.

Já curso Direitos Humanos na Prática é apresentado no formato de educação à distância/EAD e destina-se aos profissionais da Prefeitura e de demais órgãos públicos, organizações da sociedade civil, conselhos tutelares, conselhos de direitos e à população em geral.

Nesta terça-feira foram lançadas as temáticas: direitos humanos, desafios e conquistas e direitos humanos e igualdade de gênero. Posteriormente serão lançados mais três temas: diversidade sexual, igualdade étnico-racial e promoção e proteção da população em situação de rua.  

Homenagem

A cor lilás, alusiva aos movimentos de empoderamento das mulheres, ilumina nesta noite a estufa do Jardim Botânico, o obelisco da Praça 19 de Dezembro e a Torre de Cronometragem do Parque Náutico.

Presenças

Também participaram da cerimônia a assessora de Direitos Humanos e Promoção de Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Praddo; a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi; a secretária Municipal da Comunicação, Cinthia Genguini; a secretária Municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra; a asssessora especial do Gabinete do Prefeito, Cibele Dias; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; o assessor de Articulações Políticas Lucas Navarro de Souza; demais secretários e convidados.

LEIA MAIS