Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Liceu de Ofícios

Com aulas de manicure, FAS volta a ofertar cursos na área de beleza

FAS oferece curso de manicure para moradores da Regional Tatuquara. Foto: Sandra Lima

 

Dezesseis moradores da Regional Tatuquara fazem parte da turma do curso Práticas de Trabalho da Manicure e Pedicure, que teve início da noite desta segunda-feira (19/9), no Liceu de Ofícios Santa Rita. Este é o primeiro curso na área de beleza ofertado pela Fundação de Ação Social (FAS) desde 2017.

As aulas são coordenadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), parceiro do município na realização de cursos profissionalizantes. Para a atividade, que será realizada até 21 de outubro, das 18h30 às 21h30, os participantes – 15 mulheres e um homem - receberam um kit de manicure, com esmaltes, alicate, espátula e lixa de unha.

A diretora de Qualificação Profissional e Relações do Trabalho, Melissa Cristina Alves, explica que a implantação do curso na programação do Liceu de Ofícios atende a pedidos feitos pela população. “Os cursos na área de beleza deixaram de ser oferecidos ao longo dos anos, mas percebemos que há novamente essa demanda e que ele pode contribuir para a geração de renda de muitas pessoas”, explica.

 

Normas e técnicas

Durante as aulas, a turma vai aprender sobre as normas vigentes da vigilância sanitária, como procedimentos, produtos e equipamentos para limpeza, higienização, desinfecção e esterilização de instalações, mobiliários, materiais e equipamentos. Além disso, sobre a estrutura anatômica de mãos e pés, patologias de mãos, pés e unhas e técnicas de manicure e pedicure.

Antes das aulas práticas, o grupo fez uma semana das oficinas do programa Mobiliza, também desenvolvido pela FAS para trabalhar a parte comportamental do público da assistência social com o mundo do trabalho.

Fazem parte do grupo pessoas identificadas pela FAS, prioritariamente em situação de vulnerabilidade ou risco social atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da regional. Apenas quatro das 16 vagas foram abertas para a comunidade por meio do Portal Aprendere.

A FAS ainda não tem data para a próxima turma do curso.

Sonho de ser empresária

Grávida de cinco meses, Raissa Maria da Silva, 22 anos, faz parte da turma do curso de manicure. Desempregada, ela sonha concluir o curso e futuramente abrir um salão, para trabalhar também com cabelo.

“Sempre trabalhei com o público, mas na área de administração, telemarketing e restaurante. Agora, decidi fazer o curso porque sempre gostei da área de beleza”, disse Raissa.

llma da Cruz Silva, 47 anos, também começou o curso para ter uma nova atividade. Ela trabalhou vários anos como auxiliar de dentista e se aposentou. Para treinar e aperfeiçoar a técnica, planeja fazer as unhas das amigas no início na nova carreira.