Aparecido Juarez de Matos
A história de Aparecido Juarez de Matos, 66 anos, é um exemplo de superação e de como o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social (FAS), pode transformar vidas. Após enfrentar momentos difíceis e retornar à situação de desabrigo, ele encontrou no suporte da assistência social a oportunidade de reconstruir seu caminho.
Hoje, além de ter conquistado uma vaga de emprego como eletricista, área em que sempre atuou, Matos foi aprovado em 4º lugar no concurso público da Prefeitura de Pinhais para o cargo de auxiliar operacional na área de manutenção. Ele passou na prova geral e agora se prepara para as etapas prática e física.
“Estou muito feliz com tudo que estou conquistando de novo. Quero logo poder alugar uma casa e voltar a ter autonomia. Preciso abrir a vaga para alguém que esteja precisando do apoio da FAS”, diz. Aparecido se refere à vaga que tem em um dos quatro hotéis sociais mantidos pela Prefeitura de Curitiba para acolhimento de pessoas em situação de risco social e que estão em processo de saída das ruas.
Desemprego
Natural de Fartura (SP), Matos passou a ser atendido pela FAS em 2017, quando foi referenciado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Matriz e encaminhado ao extinto Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) João Dorvalino, no Centro.
Com o apoio da equipe social, conseguiu vencer a dependência do álcool e conquistar autonomia por seis anos. Nesse período, ele trabalhou e manteve uma moradia própria. Em julho de 2024, após perder o emprego e não conseguir mais pagar o aluguel, precisou novamente do suporte da FAS.
Matos foi acolhido no Centro Pop Doutor Faivre, que faz parte do Centro Intersetorial de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua (FAS-SOS), em frente à Rodoferroviária. Recebeu atendimento técnico, usou o Serviço de Guarda-Pertences, atualizou o Cadastro Único e pode organizar sua vida.
Novo acolhimento
Com ensino médio completo, ele também concluiu um curso de Construção Civil pelo programa Cuida Paraná, o que lhe garantiu uma renda por seis meses. Durante esse período, foi acolhido nos hotéis sociais Meridiano e Santorini, onde está até o momento.
Aprovação em concurso
Determinado a dar um novo rumo à sua vida, Matos foi informado pelo educador social Talles Juliano Yoshii de Freitas de que haveria um concurso público na Prefeitura de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. “Revisei português, matemática e ainda estudei a legislação de Pinhais, tudo pelo celular”, conta.
O esforço deu resultado: em dezembro de 2024, ele foi aprovado em 4º lugar na prova geral. Agora, aguarda as provas prática e física para assumir o cargo. Além disso, no último dia 26 de janeiro, Matos participou de outro concurso, desta vez para motorista da Prefeitura de Araucária.
Enquanto aguarda a convocação do concurso, Matos vai trabalhar como eletricista em uma construtora de Curitiba, em que fez entrevista e foi aprovado.
Trabalho da FAS
A trajetória de Matos é um exemplo do impacto positivo do trabalho desenvolvido pela FAS. “Nossas equipes trabalham 24 horas por dia para apoiar e orientar as pessoas em vulnerabilidade, principalmente as que estão em situação de rua, para que possam ter necessidades atendidas, sejam capacitadas e possam fazer novos projetos de vida e deixar as ruas”, explica o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues.
A coordenadora do Centro Pop Doutor Faivre, Eridan Rocha, acredita que Matos está muito próximo de conquistar a independência definitivamente. “Aqui ele sempre se mostrou comprometido, participativo e determinado.”
Matos reconhece a importância do trabalho da FAS. “Eridan e Talles sempre ajudaram muito, principalmente com o encaminhamento para vagas de emprego”, diz.