O prefeito Eduardo Pimentel participou, nesta quarta-feira (9/4), da abertura oficial da Jornada Mulheres em Foco: Trilhando Caminhos para a Equidade, no Parque Barigui. O evento marcou a assinatura do decreto que institui o Grupo de Trabalho do Plano de Ações de Gênero (PAG), uma das estratégias do Programa de Gestão de Risco Climático (PGRC) do Bairro Novo do Caximba, coordenada pela Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial e cofinanciado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
O Plano de Ações de Gênero foi implantado em 2023 com o objetivo de promover a igualdade de gênero por meio da integração de políticas públicas nas áreas de educação, saúde, segurança alimentar, mobilidade, geração de renda, cultura. O PAG já recebeu reconhecimentos importantes do Instituto Alziras e da rede Mercocidades. A ação envolve a participação de diversas secretarias municipais, além da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cohab, Fundação de Ação Social e Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag).
Eduardo Pimentel destacou a importância do trabalho conjunto para garantir oportunidades reais para as mulheres.
“No Bairro Novo do Caximba estamos entregando casas mensalmente, transformando a vida das famílias. Lá, é essencial garantir oportunidades para as mulheres empreendedoras, chefes de família, aquelas em situação de vulnerabilidade. Esse projeto vai ganhar destaque internacional não só pela requalificação urbana, mas pelo cuidado com a mulher”, afirmou o prefeito.
A secretária municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite, reforçou o compromisso da gestão com ações transversais e integradas. “Esse evento é resultado do compromisso da gestão, que criou a Secretaria da Mulher e implantou o Plano de Ações de Gênero (PAG). O plano reúne nove eixos estratégicos e envolve diversas secretarias, pois cada política pública se compromete com as demais para promover a equidade e enfrentar todas as formas de discriminação”, explicou.
Representando a Agência Francesa de Desenvolvimento, Delphine Le Duff destacou o envolvimento da instituição com a causa. “A AFD é profundamente comprometida com a igualdade de gênero. Acreditamos que o plano aplicado ao Bairro Novo da Caximba trará impactos concretos para mulheres em situação de vulnerabilidade”, declarou.
Jornada Mulheres em Foco
A jornada formativa terá seis encontros e vai até 21 de maio, promovendo qualificação técnica das equipes que atuam diretamente com o programa, com foco na promoção da igualdade, enfrentamento das violências e na ampliação dos direitos das mulheres, especialmente na região da Vila 29 de Outubro, núcleo central do Bairro Novo da Caximba.
A programação de abertura incluiu a palestra “Novos caminhos para a equidade: como criar políticas públicas para mulheres?”, ministrada por Maiana Correia Alburquerque Brandão, diretora de Programas e Projetos do Instituto Foz – organização responsável pelo acompanhamento técnico da jornada.
Presenças
Participaram da abertura, a deputada estadual Márcia Huçulak; a presidente do Instituto Municipal de Administração Pública, Beatriz Battistella; a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme; o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur; o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Andre Baú; a diretora de relações comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi; o chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; e o administrador regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar.