Com o aplicativo Saúde Já Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde foi a campeã da Região Sul no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontece até esta sexta-feira (5/7), em Brasília, com o tema Diálogos no Cotidiano do SUS. A premiação aconteceu na noite de quinta-feira (4/7) e reconheceu, além do Aplicativo Saúde Já Curitiba, outras duas iniciativas da secretaria.
O programa Anime, que prevê uma linha de cuidado para distúrbios músculo-esqueléticos, foi considerado uma das melhores experiências na Atenção Básica no país. Já o "Uso de geoprocessamento na saúde do trabalhador para planejamento de pesquisa de ramos de atividades instalados no município de Curitiba e ocorrências de acidente de trabalho” foi reconhecido como uma das melhores experiências na área Vigilância em Saúde do país.
Os três trabalhos foram premiados na 16ª edição da Mostra Brasil aqui tem SUS, realizada durante o Conasems. Foram apresentadas cerca de 500 experiências exitosas de secretarias municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo em todas as regiões do país.
“Estamos felizes com esse reconhecimento nacional, fruto de um trabalho de fôlego, planejado e estruturado”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.
Além dos três trabalhos premiados, Curitiba expôs outras cinco iniciativas, como a implantação do Índice de vulnerabilidade das áreas abrangência das unidades de saúde (Ivab), que permite a distribuição mais equânime de recursos entre os postos da cidade; a organização da linha de cuidado de sobrepeso e obesidade; e a prevenção de febre amarela a partir de vigilância da epizootias (surto de casos em macacos).
“Curitiba tem várias experiências exitosas e inovadoras. E é nosso papel compartilhar essas boas práticas com outros municípios”, disse Márcia.
Aplicativo Saúde Já Curitiba
Com o aplicativo Saúde Já Curitiba, a Prefeitura inovou ao levar à população uma opção extra para o primeiro atendimento com enfermagem e com a odontologia nas 111 Unidades de Saúde de Curitiba. Lançado em março de 2017 pela Prefeitura, o aplicativo já contabiliza cinco milhões de acessos, 322 mil downloads e 593 mil agendamentos realizados.
Em março desde ano, o aplicativo chegou a sua quarta versão. Além do agendamento dos atendimentos, agora também emite a confirmação de encaminhamentos de consultas com especialistas, tem a carteira vacinal do usuário, informações sobre o pré-natal das gestantes e orientações para situações de emergências em saúde.
LEIA MAIS