Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Cajuru

Com a Família Folhas, crianças aprendem sobre adoção responsável e cuidados com pets

As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Osny Dacol, no Cajuru, receberam o personagem Fifo e seu pet Folheco. Curitiba, 04/05/2023. Foto: Luiz Costa/SMCS

Além das lições sobre separação do lixo e reciclagem, a Família Folhas também tem levado às unidades educacionais informações sobre adoção responsável e cuidado com os animais de estimação.

Nesta quinta-feira (4/5), as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Osny Dacol, no Cajuru, receberam o personagem Fifo e seu pet Folheco para aprender mais sobre como cuidar dos pets e o que é adoção responsável.

“Meu cachorro fugiu e nós fomos procurar”, contou Pérola Dias, do pré, que ficou muito animada ao ouvir a bióloga Andressa Passenko, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, contar que o Folheco ganhou um lar e deixou de passar fome nas ruas quando foi adotado pelo Fifo.

“A gente tem que cuidar, porque eles não sabem fazer isso sozinhos”, explicou a menina.

Depois da apresentação, Matheus Romão de Oliveira avisou que quer adotar um cachorro. “Eu gosto muito”, disse Matheus.

“A cidadania, a formação socioambiental, enfim, os passos para apoiar cidadãos conscientes e responsáveis em relação a seus ambientes são trabalhados no dia a dia em sala de aula. As ações pedagógicas podem envolver todos os componentes curriculares e campos de experiências”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Com o teatro interativo dos Folhas, as crianças participam de lições sobre como desperdiçar menos alimentos, reaproveitamento de materiais, separação de resíduos.

Todas as questões que remetem a um comportamento sustentável são trabalhadas nos CMEIs e nas escolas da rede municipal de ensino curitibana dentro das atividades pedagógicas previstas no currículo.

Os Folhas

Famosos na década de 1990, os personagens da campanha voltaram no aniversário de 329 anos de Curitiba, no ano passado. Desde então, a Família Folhas percorre equipamentos públicos e eventos levando lições ambientais a todos.

O Fifo, hoje um “pai” de pet, e sua família advogam contra os maus tratos aos animais e apoiam a adoção responsável, além de hábitos de sustentabilidade.

A Família Folhas já tem o calendário cheio até novembro deste ano, percorrendo escolas e creches públicas por todas as dez regionais com lições de sustentabilidade e adoção responsável.