Uma antiga ocupação irregular vizinha ao Condomínio Residencial Bromélias, no Xaxim, está se transformando em um minipomar mantido com a ajuda dos moradores. A mudança começou com a remoção da moradia improvisada e do lixo depositado no local.
O trabalho foi feito pela Administração Regional do Boqueirão e concluído há pouco mais de uma semana, com o plantio de seis mudas de árvores frutíferas do programa Meio Milhão de Árvores Para Curitiba - a ação ambiental foi lançada pelo prefeito Eduardo Pimentel no fim de fevereiro.
O minipomar em formação ocupa um terreno de aproximadamente 80 metros quadrados, de esquina, na Rua Irmã Clarice Biazuz e pertence à Prefeitura. Onde antes havia restos de materiais diversos e lixo, agora crescem pés de araçá e grumixama, que produz frutos com sabor que remete a jabuticaba e pitanga.
Consciência comunitária
A transformação aconteceu a partir de denúncia feita pela vizinhança ao Serviço 156, que determinou a ação da Regional e a adesão da comunidade ao novo destino da área. Entre os entusiastas da ideia está Gilberto Cezar Batista, que mora perto do novo pomar, ajudou a plantar as mudas e participa da manutenção da área.
“É um lugar que cuidamos pensando nos moradores e, principalmente, nas crianças”, disse Gilberto.
Para o administrador regional do Boqueirão, Zeca Melo, o cultivo do pomar no antigo terreno sem destinação embeleza o bairro, cria condições para a atração de pássaros e abelhas e desencoraja o descarte de lixo. “As pessoas precisam estar cientes que descartar lixo de qualquer jeito é um crime ambiental sujeito a multa de R$ 400 a R$ 50 milhões e que deve ser denunciado pelo Serviço 156 ou pelo 153, da Guarda Municipal”, disse.