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Balanço 8 anos

Com 53 grandes obras viárias e 1.200 km de asfalto novo, Prefeitura transforma infraestrutura urbana de Curitiba

Vista aérea da Linha Verde Norte no trevo do Atuba. Foto: Daniel Castellano/SMCS

A gestão do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel deixou um marco histórico na infraestrutura de Curitiba. Nos últimos 8 anos, 53 grandes obras estruturantes foram garantidas à cidade e mais de 1.200 km de asfalto novo chegaram aos bairros.

Entre as grandes obras entregues estão o trecho final da Linha Verde, a trincheira da Avenida Nossa Senhora Aparecida, as alças de acesso ao Viaduto Pompéia, as intervenções para a ampliação do trajeto do Ligeirão Norte/Sul. Também tiveram início as obras viárias do Ligeirão Leste/Oeste e do Novo Inter 2.

A execução dos trabalhos foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Transformação

Com mais de duas mil ruas requalificadas e a entrega de obras que melhoraram a fluidez de trânsito e asseguraram mais qualidade ao transporte público, a cidade viveu, desde 2017 até 2024, uma importante transformação. São contribuições que também serviram para elevar a qualidade de vida da população e fortalecer a economia na cidade, com a geração de novos postos de trabalho criados a partir das obras públicas.

“Em Curitiba, reconhecida como a Cidade Mais Inteligente do Mundo, cada obra é planejada e executada com sustentabilidade, pensando no futuro, na qualidade de vida das pessoas, no desenvolvimento dos bairros e na criação de novas oportunidades", diz o prefeito Rafael Greca.

Asfalto Novo

Pelo programa Asfalto Novo, de requalificação da malha viária da cidade, foram executadas mais de 2.400 obras. Elas garantiram mais de 1. 200 km de pavimento de boa qualidade em mais de 2 mil ruas, nos bairros das dez regionais da cidade.

As melhorias de asfalto priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população pelo 156 e Fala Curitiba. O maior volume de obras (91%) acontece em bairros afastados do Centro.

A Rua Izabel Gomes Posselt, no Alto Boqueirão, recebeu 300 metros de novo asfalto, após pedido feito pelos moradores em reunião do programa de consultas públicas Fala Curitiba. Vlamir Martins e as vizinhas Francisca Ferreira Gonçalves e Maria Cosmerina comemoraram a obra.

“Hoje, de alma lavada, temos asfalto bom, fruto da comunidade que abraçou a causa, e das ações da Prefeitura, que nos ouviu,” comemora Martins.

Asfalto no Saibro

Nas vias onde ainda não havia infraestrutura, houve ações de Asfalto no Saibro, um dos braços do programa Asfalto Novo. Essa pavimentação acabou com a poeira e a lama e levou sistemas de drenagem (galeria de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio) a mais de 154 km de ruas, com cerca de 700 obras realizadas.

Grandes obras

A gestão também investiu fortemente em obras estratégicas de mobilidade, com destaque para a conclusão da Linha Verde, o maior projeto viário da história recente da cidade. A finalização dos lotes 3.1, 3.2 e 4.1 – o mais complexo de todos, com nova trincheira e viadutos - tornou o eixo operacional, ligando o norte ao sul da cidade, unindo Atuba ao Pinheirinho.

Somado às intervenções no Complexo do Tarumã, com a duplicação do viaduto sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, que está em andamento, representam marcos importantes no eixo de integração metropolitana.

Outras intervenções, como os recentes binários das ruas Professora Olga Balster e Professor Nivaldo Braga, entre Tarumã e Cajuru, e ruas Osmário de Lima e Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho, no Capão da Imbuia, e a entrega de trincheiras e correções geométricas, eliminaram gargalos históricos de tráfego, ampliando a segurança e fluidez viária.

A ampla requalificação da Avenida República Argentina, finalizada em 2023, completa o itinerário do Ligeirão Norte-Sul, modernizando o transporte público e beneficiando milhares de passageiros diariamente.

Mobilidade sustentável

Além das ruas, as calçadas, em quase 180 km, foram reestruturadas, ficaram mais amplas, planas e acessíveis seguindo as diretrizes do programa Caminhar Melhor, que visa priorizar os pedestres, fomentar o comércio local e promover a mobilidade sustentável na cidade.

São exemplos as melhorias realizadas no entorno do Mercado Municipal e na Alameda Prudente de Moraes, no Centro, e na Rua Dr. Bley Zornig, no Boqueirão. As intervenções incluíram a instalação de pavimento tátil e acessibilidade universal, reforçando o compromisso da Prefeitura com a inclusão.

Obras em andamento

E vem mais por aí. Obras do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba estão em andamento,em diferentes regiões, para melhorar a infraestrutura nos bairros transformar o sistema de transporte da cidade em um serviço mais rápido, eficiente e sustentável. São obras dos programas Novo Inter 2 e Ligeirão Leste /Oeste  que incluem drenagem, terraplanagem, pavimentação, iluminação pública, paisagismo, implantação de calçadas, sinalização e infraestrutura de fibra ótica.

Atualmente estão em execução cinco dos sete lotes previstos de obras do Novo Inter 2.  As intervenções acontecem no Capão da Imbuia, Fanny e Capão Raso, Mercês, Campina do Siqueira/Portão e no Xaxim.

Destaques dos 8 anos de gestão


  • 53 grandes obras estruturantes
  • Mais de 1.200 km de asfalto novo em bairros, com mais de 2.400 obras executadas.
  • Programa Asfalto no Saibro: mais de 154 km de vias pavimentadas, incluindo drenagem e meio-fio, em aproximadamente 700 obras.
  • 180 km de calçadas

Principais obras entregues

  • Correções geométricas na Rua Eduardo Sprada, na CIC; na região da Cruz do Pilarzinho; nas ruas Antônio Grade, João Tschannerl e João Carlos Pedrosa, no Vista Alegre; na Rua Izidoro Chanoski, também no Vista Alegre; e na confluência das ruas Pedro Gusso, Senador Accioly Filho, Theophilo Mansur e Gregório Thomaz, na divisa entre Capão Raso e CIC.
  • Revitalização da Rua Voluntários da Pátria, no Centro.
  • Reforço estrutural no viaduto que liga as ruas João Miqueletto, no Alto Boqueirão, e Eduardo Pinto da Rocha, no Sítio Cercado.
  • Requalificação da Estrada Delegado Bruno de Almeida, no Caximba.
  • Linha Verde: lote 3.1, do Viaduto da Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, até o Hospital Vita, no Bairro Alto; lote 3.2, incluindo a trincheira Fúlvio Alice, no Bairro Alto; e Lote 4.1, entre as estações Atuba e Solar do transporte coletivo.
  • Caminhar Melhor: requalificação das calçadas em ruas como Prudente de Moraes (Centro), Kellers (São Francisco), Eduardo Afonso Nadolny (CIC), Bley Zornig (Boqueirão), David Tows (Sítio Cercado), Major Heitor Guimarães (Campina do Siqueira), João Parolin (Prado Velho), Dr. Goulin (Juvevê); e Francisco Alves Guimarães (Cristo Rei).
  • Revitalização e prolongamento da Rua Governador Agamenon Magalhães, no Capão da Imbuia e Tarumã.
  • Construção das alças de acesso à Trincheira da Ceasa, no Tatuquara e Umbará.
  • Acesso ao Viaduto Pompéia, no Tatuquara.
  • Revitalização da Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade.
  • Trincheira Nossa Senhora Aparecida/ Mário Tourinho, entre Seminário, Portão e Batel.
  • Alargamento e novo pavimento na marginal da BR-277, no Uberaba, perto da Spaipa.
  • Requalificação da Rua Raul Pompéia, entre CIC e Fazendinha.
  • Revitalização do entorno do Mercado Municipal, no Jardim Botânico.
  • Binário Olga Balster/Nivaldo Braga, entre Tarumã e Cajuru (Ligeirão Leste/Oeste).
  • Binário Osmário de Lima/Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho, no Capão da Imbuia (Novo Inter 2).
  • Obras concluídas no entorno de 26 estações-tubo do Ligeirão Norte/Sul, do Santa Cândida ao Pinheirinho.

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