Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Empreenda Como Uma Mulher

Com 500 vagas, programa terá informações determinantes para o sucesso dos negócios

Empreenda como Uma Mulher irá capacitar 500 mulheres.

 

O programa gratuito de capacitação Empreenda Como uma Mulher, parceria entre a Prefeitura e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação com a Coca-Cola Femsa Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), será lançado nesta quarta-feira (24/8), às 14h, no Auditório do Sebrae (Rua Caeté, 150 - Prado Velho).

O evento marcará o início das inscrições para a formação online, que oferece 500 vagas para mulheres de Curitiba e Região Metropolitana. Outras 300 oportunidades serão abertas para empreendedoras da região de Maringá.

Serão três módulos (básico, médio e avançado) e um total de 1000 horas/aula durante cinco meses de atividades. As aulas online serão realizadas pela plataforma Zoom e as vídeoaulas serão disponibilizadas no YouTube.

As inscrições gratuitas serão abertas logo após o evento de lançamento neste link.

Impulso para os negócios

A iniciativa é dirigida para quem já conta com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização. Os conteúdos serão compartilhados com as participantes inscritas em cursos online e gratuitos utilizando ferramentas teóricas e práticas de empreendedorismo e gestão para impulsionar os negócios.

A presidente da Agência Curitiba de Inovação, Cris Alessi, destaca a iniciativa de promover uma capacitação para mulheres empreendedoras. “É uma ação que se alinha aos objetivos da Agência Curitiba e do Vale do Pinhão de apoiar e promover o empreendedorismo feminino na cidade e que tem nosso programa Empreendedora Curitibana como uma importante referência. O Empreenda Como uma Mulher fortalece ainda mais nossas iniciativas”, afirma Alessi.

A VP Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola Femsa Brasil, Camila Amaral, afirma que a companhia tem o compromisso de promover a equidade de gênero e gerar oportunidades reais para as mulheres. “Nossa intenção na formação dessas parcerias e na realização dessas capacitações é implementar ações concretas para o empoderamento feminino e melhorar as condições socioeconômicas das mulheres nas regiões onde a empresa atua. Acreditamos que os conteúdos definidos para os três módulos do curso irão fazer a diferença na vida e nos negócios de centenas de mulheres empreendedoras paranaenses”, afirma Camila.

 

Empreenda Como Uma Mulher

Durante o programa, os conteúdos vão abordar estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais, além de promover o amplo compartilhamento de informações práticas e necessárias para se criar um negócio e alavancar um empreendimento já existente.

Outro diferencial da iniciativa é o networking que os encontros online proporcionam e a formação de uma rede de mulheres empreendedoras que visam a um objetivo comum: a consolidação e crescimento de seus negócios.

Conteúdos

Os conteúdos contemplam informações às gestoras de negócios nos mais diversos estágios de desenvolvimento, desde empreendedoras autônomas que ainda estão dando os passos iniciais para a formalização de seus empreendimentos até aquelas que já têm negócios em andamento ou consolidados, que pretendem ampliá-los e gerar empregos e renda nas suas comunidades e ramos de atuação.

Os módulos trazem informações determinantes para o sucesso dos negócios como gestão do tempo, controles financeiros e fluxos de caixa, comunicação, layout de fachadas, controle de estoques, cobranças, engajamento e presença do negócio no mundo digital.

O projeto-piloto do programa aconteceu no Rio Grande do Sul, envolvendo a qualificação de mais de 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana que já estão realizando os módulos de capacitação.

“O programa Empreenda Como uma Mulher visa trazer soluções e mostrar estratégias para ampliar as possibilidades nos negócios das mulheres que, além de empreendedoras, vivem uma rotina de múltiplas atividades e papéis diariamente. Formar essa rede de apoio e oferecer informação e as ferramentas necessárias para que seus empreendimentos cresçam são alguns dos diferenciais do programa”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae PR, Vitor Roberto Tioqueta.