Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Balanço 8 anos

Com 38 novos espaços abertos, Curitiba se consolida como modelo em esporte, lazer e qualidade de vida

Prefeito Rafael Greca e vice-prefeito Eduardo Pimentel durante Inauguração da quadra pública de padel na Praça Oswaldo Cruz - Curitiba, 19/02/2024 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Desde 2017, a Prefeitura de Curitiba, sob a gestão do prefeito Rafael Greca e do vice Eduardo Pimentel, criou iniciativas de impacto para fortalecer a oferta de atividades voltadas ao bem-estar da população e promover a cidade como referência nacional em políticas públicas de qualidade de vida.

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) foi protagonista em diversos projetos que englobaram desde a requalificação de espaços até o apoio a atletas de alto rendimento, além de um robusto programa de lazer acessível a todos os cidadãos.

Espaços esportivos e infraestrutura

Um dos pontos centrais da gestão foi a ampliação e revitalização de espaços esportivos e de lazer. A Prefeitura entregou 38 novos espaços, incluindo academias ao ar livre, quadras de grama sintética e novas instalações esportivas.

Dentre os destaques estão os dois novos Clubes da Gente, nas regionais de Santa Felicidade e Boa Vista; o Centro de Lutas, no Tatuquara; a primeira arena pública coberta de patinação artística sobre rodas do Brasil, em Santa Felicidade; e os paredões de escalada no Parque Olímpico do Cajuru.

A reforma de estruturas já existentes também foi prioridade. Os Centros de Esporte e Lazer (CEL) em diversos bairros foram reformados, incluindo Vila Oficinas, Afonso Botelho e Vereador João Derosso, o que possibilitou uma ampliação das atividades e do número de vagas disponíveis para a população.

Cincler Trevisan, que é cadeirante e atleta do tênis de mesa, aprovou o novo CEL Vereador João Derosso. “Tudo que existe de mais moderno e que nos ajuda nos deslocamentos e na prática esportiva é encontrado aqui. Tudo foi muito bem feito, a circulação de ar é fantástica, ficou nota dez”, disse Cincler.

A revitalização das quadras de areia e de tênis do Velódromo, a reforma dos telhados de centros esportivos e melhorias nas piscinas públicas também foram importantes na área do esporte e lazer. A cidade passou a oferecer mais de 36 mil vagas anuais em atividades físicas para todas as faixas etárias.

Compromisso com inclusão e acessibilidade

O compromisso com a inclusão marcou várias iniciativas, como o projeto Escola + Esporte = 10, que oferece atividades no contraturno escolar para cerca de 10 mil crianças em 34 modalidades, incentivando o esporte desde cedo.

A Prefeitura também criou o Projeto Nadando com Daniel Dias, em parceria com o paratleta multicampeão. São aulas gratuitas de natação para crianças e adolescentes com deficiências e inclusive com cadeira - elevador móvel de acessibilidade para piscina. Em 2024, o projeto atendeu 256 alunos em oito regionais, divididas entre Clubes da Gente e Centros da Juventude.

Foram ampliadas ainda as opções de lazer inclusivo nos parques da cidade. O empréstimo de tandem bikes (bicicleta de dois lugares) e de handbikes (veículo de três rodas semelhante a uma bicicleta, desenvolvido para paraplégicos) chegou aos parques Atuba e Barigui, oferecendo uma experiência de mobilidade para pessoas com deficiência visual.

Grandes competições e eventos esportivos

Curitiba foi cidade-sede de importantes eventos esportivos, como a Liga Mundial de Vôlei, Sul-Americano de Escalada e os Jogos da Aventura e Natureza (JANs).

A Prefeitura também promoveu competições públicas de grande adesão, como a Maratona de Curitiba e o maior circuito público de corridas de rua, com 32.500 participantes em 2023. Outra iniciativa de destaque foi a ampliação do Pedala Curitiba, projeto de ciclismo que atingiu quase 50 mil ciclistas em 2024. Outras modalidades, como BMX Racing, também tiveram grande adesão, com recorde de participantes no Campeonato Brasileiro realizado na capital​.

Esporte e lazer para todas as idades

O incentivo às práticas esportivas atingiu diferentes perfis da população. O Circuito Infantil de Corridas de Rua, com temática da fauna curitibana, atraiu mais de 5 mil crianças em três etapas realizadas em 2024, promovendo a prática esportiva desde a infância e incentivando hábitos saudáveis. Outras iniciativas, como o Circuito Curitiba de Corridas Smart, atraíram aproximadamente 2 mil participantes.

O programa Viva o Sábado foi lançado para tornar as atividades esportivas e de lazer mais acessíveis à população, oferecendo acesso gratuito a piscinas e quadras municipais, uma vez por semana, para todos os interessados. Já a Virada Esportiva promoveu 48 horas de atividades intensivas com mais de 200 atividades em 74 modalidades diferentes.

Outros programas, como o Lazer no Parque e Jogos do Piá, resgataram brincadeiras tradicionais, como carrinhos de rolimã e pipas, oferecendo uma alternativa de lazer aos finais de semana e estimulando a interação familiar e comunitária.

Em paralelo, foi realizada a Semana de Combate ao Sedentarismo, com campanhas de conscientização e incentivo à prática de atividade física, alcançando mais de 5.000 pessoas​.

Cidadania e juventude: fortalecimento da participação social

No campo da juventude e cidadania, a gestão priorizou a participação ativa dos jovens e o fortalecimento de programas de inclusão social. O Conselho Municipal da Juventude foi reestruturado e a Rede Jovem foi implantada. O evento Juventude de Curitiba em Ação atraiu milhares de jovens, englobando festivais de talento, feiras e atividades esportivas que estimularam o protagonismo jovem.

Além disso, foram realizadas 11 audiências da juventude, permitindo que mais de 1.800 jovens discutissem questões sociais e comunitárias, alinhando-se ao Estatuto da Juventude. Outro projeto de destaque foi o Agentes de Cidadania, que capacita jovens em situação de vulnerabilidade social e oferece bolsas de apoio, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes​.

Incentivo ao voluntariado e atividades comunitárias

Atletas, paratletas, profissionais do esporte e paradesporto e instituições sem fins lucrativos deste segmento se candidataram a receber recursos da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, para cobrir despesas com competições, viagens, alimentação, hospedagem e material.

A curitibana Natasha Ferreira, 25 anos, disputou medalha olímpica no judô nos Jogos de Paris 2024. Atendida pelo programa, ela considera o apoio da Prefeitura de Curitiba fundamental para a conquista do sonho de disputar uma Olimpíada.

“Pude participar da maior competição do mundo e com o apoio da Prefeitura treinar sem preocupações”, disse Natasha.

Para treinos também foi disponibilizado o Cartão-Academia e inaugurada a Academia do Atleta Curitibano, no revitalizado Centro de Referência em Esporte e Atividade Física (Creaf). Essa estrutura apoiou a carreira de vários atletas e técnicos que se destacaram em competições nacionais e internacionais, inclusive alguns que participaram das Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris.

Os atletas e paratletas incentivados participaram ainda de diversas campanhas de responsabilidade social, como a doação de alimentos e roupas para famílias em situação de vulnerabilidade, além de campanhas de doação de sangue e arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças e o Natal.

Fundo Municipal do Esporte

Depois de ser aprovada na Câmara Municipal de Curitiba, a lei que institui a criação do Fundo Municipal de Esporte e Lazer de Curitiba (FMEL) foi sancionada. Ela estrutura a operação financeira do Sistema Municipal de Esporte e Lazer, deixando a cidade pronta para a nova Lei Geral do Esporte, do governo federal.

Com a medida, a Smelj tem, além do orçamento, a possibilidade de captar recursos de 22 fontes diferentes, incluindo repasses de loterias, patrocínios, cobranças de inscrições, exploração de publicidade, emendas parlamentares, transferências federais e estaduais.

A nova ferramenta de gestão é administrada pela Smelj, que presta contas ao Conselho Municipal de Esporte.

Curitiba, a Capital Nacional do Esporte

A cidade recebeu reconhecimento pelo seu desempenho em governança esportiva, alcançando o primeiro lugar no Índice de Gestão e Governança do Esporte Municipal, uma avaliação conduzida pelo Instituto Inteligência Esportiva da UFPR. Esse reconhecimento destaca a capacidade de Curitiba em manter uma política robusta de incentivo ao esporte e lazer, apoiada em uma infraestrutura moderna e bem distribuída, além de programas que buscam atender a todas as faixas etárias e perfis de seus habitantes.