Coleta vegetal e iluminação pública registraram em janeiro os mais altos Índices de Satisfação dos serviços tabulados pela Central 156. Em ambos os casos, houve um salto qualitativo na percepção dos moradores da cidade, de acordo com levantamento mensal realizado pela central, que completa 33 anos nesta terça-feira (7).
A satisfação com iluminação pública passou de 85% em dezembro de 2006 para 92,63% em janeiro de 2017, aponta o relatório mensal da central. O bom desempenho é resultado da evolução do tempo de resposta das solicitações. Com o avanço, a iluminação tem hoje a segunda melhor avaliação entre os serviços tabulados pela central.
No último mês do ano passado passado, a Prefeitura demorava 11 dias para responder os pedidos no setor. No primeiro mês da gestão do prefeito Rafael Greca, o prazo foi reduzido para apenas três dias. A meta do departamento de iluminação pública é em três meses estabilizar a demanda e atender as novas solicitações no prazo de 48 horas.
A iluminação pública registrou em janeiro 4.071 registros de solicitações na Central 156, sendo o segundo serviço mais pedido pela população.
Medidas
Em janeiro, o departamento de iluminação pública iniciou um mutirão com as empresas prestadoras de serviço, para troca das lâmpadas queimadas na cidade.
A prioridade é reduzir a demanda reprimida da Central 156. No início do ano, existiam 678 solicitações pendentes de pontos de luz queimados em Curitiba.
Alguns deles estavam sem resposta desde abril de 2016. Curitiba chegou a ter em junho do ano passado mais de 7,5 mil solicitações pendentes de troca de iluminação.
Além do mutirão, a administração retomou as rondas noturnas para fiscalização dos pontos apagados e começou em janeiro a trocar o cabeamento e as luminárias no Jardim Botânico, entre outras ações. O jardim ficou quase no escuro em 2016, após o roubo dos equipamentos de iluminação.
Na área central, as praças e ruas estão passando por um grande pente fino de iluminação.. Nesse primeiro mês, a Prefeitura fez a manutenção da iluminação na Rua XV e nas praças Santos Andrade, Osório e 29 de Março, por exemplo.
Além disso, foi feito um trabalho nas grandes avenidas da cidade, como a Sete de Setembro, Visconde de Guarapuava, Silva Jardim e Getúlio Vargas. Estão sendo realizadas ainda a troca e recuperação dos postes ornamentais republicanos da cidade.
Coleta vegetal
Outra área em que houve recuperação foi no serviço de coleta vegetal, um dos campeões de solicitações na Central 156.
Com contratos suspensos desde novembro, a sujeira se acumulava nas calçadas enquanto a demanda não atendida. O índice de satisfação da população em dezembro era de apenas 56,46% e eram necessários cerca de 40 dias para a obtenção de resposta.
Já em janeiro, com a retomada dos trabalhos, a administração reduziu pela metade o tempo de resposta e o índice de satisfação da população passou para 93,23%. Como reflexo do bom funcionamento do 156, as solicitações também aumentaram significativamente: de 5,2 mil em dezembro de 2016 para 13,2 mil em janeiro de 2017.