O Escritório Local do Caximba (ELO) recebeu, nesta quarta-feira (8/6), cerca de 60 moradores da Vila 29 de Outubro que serão atendidos pelo Projeto de Gestão Climática Bairro Novo do Caximba. Uma série de 32 audiências públicas – coordenadas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) - teve início na terça-feira (7/6).
“A participação será quadra a quadra. A cada semana serão chamadas as famílias que residem em um determinado trecho da ocupação para serem informadas a respeito das etapas do projeto e da participação na Comissão de Representantes da comunidade”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
As 32 reuniões serão distribuídas nos meses de junho, julho e agosto. A próxima audiência pública acontece na quinta-feira (9/6), sempre com aproximadamente 60 moradores.
“A ideia é que todas as famílias abrangidas pelo projeto participem e possam tirar suas dúvidas. A participação popular é um componente fundamental nesta intervenção, desde a sua elaboração”, destaca o coordenador de projetos do Ippuc, Mauro Magnabosco.
Comissão
Para representar os diferentes segmentos da população beneficiada pelo projeto será formada uma comissão de representantes, a ser eleita por votação popular. Ao final de cada audiência, os interessados podem se inscrever para concorrer a uma das 21 vagas.
Até o momento 12 moradores já se inscreveram, como a dona de casa Sirley dos Santos Ribeiro, 42 anos. Moradora da Vila 29 de Outubro há quatro anos, ela conta que está muito esperançosa com o projeto e decidiu participar da comissão.
“É uma benção o projeto. Meu sonho é ter uma casa mais estruturada, porque do jeito que é hoje é complicado, muito apertado, o terreno alaga quando chove. Me inscrevi para representar a comunidade e também poder estar em contato com outras pessoas, conversar, fazer amizades, afinal vivemos todos no mesmo lugar”, diz ela.
Já Ademir de Oliveira Veiga, 54 anos, é morador local há duas décadas. Vive sozinho em uma moradia insegura, que alaga quando chove.
“Fui um dos primeiros a chegar aqui. Eu quero muito a casa nova, preciso demais. Nós que somos pobres precisamos desse projeto. Quero entrar pra comissão porque eu estou junto com a Cohab e a Prefeitura e nesta iniciativa”, destaca ele.
Cronograma
A Cohab está atualizando o cadastro de todos os moradores da vila com visitas casa a casa e aplicação de questionário socioeconômico no ELO.
No início do mês foi encerrado o edital de licitação da primeira etapa de obras – a construção de 752 moradias, pavimentação e urbanização. O processo licitatório segue o rito legal, com análise dos documentos e validação da proposta pela Comissão de Licitação, formada por técnicos do Ippuc, Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) e Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
“Após anos de trabalho na elaboração do projeto, estudos, captação de recursos e trabalho social agora vamos iniciar as obras físicas. Este será um projeto modelo, exemplo para todo Brasil”, ressalta o prefeito Rafael Greca.
LEIA MAIS