O presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), André Baú, reuniu-se na última semana com representantes da construtora MRV para tratar de dois temas estratégicos para a política habitacional da cidade: a entrega do Residencial Cores da Primavera, um conjunto de 192 apartamentos no bairro Umbará, e a apresentação de novos projetos que podem ofertar mais 1.200 unidades para famílias inscritas na Cohab.
Com entrega prevista para as próximas semanas, o Residencial Cores da Primavera é fruto de parceria entre a Cohab e a MRV. O empreendimento recebeu, graças à parceria, benefícios urbanísticos que permitem maior adensamento habitacional, possibilitando a construção de mais unidades no mesmo terreno, por se tratar de habitação de interesse social.
Além disso, a construtora contou com incentivos fiscais, como isenção de ITBI para a transferência da área, isenção de IPTU durante o período de obras e isenção de ISS sobre a execução da construção. Com isso, os valores finais dos imóveis se tornaram mais acessíveis para os compradores. Das 192 unidades habitacionais, 80 foram comercializadas com condições especiais para inscritos na Cohab.
André Baú, presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab)“As parcerias com empresas do setor da construção civil são fundamentais para ampliar a oferta de moradias à nossa fila de inscritos. Temos uma meta ousada determinada pelo prefeito Eduardo Pimentel, por isso estamos empenhados em firmar novos convênios que garantam o acesso à casa própria para milhares de famílias curitibanas”, destacou André Baú.
Expectativa
A vendedora Larissa Dias Rabello, 24 anos, é uma das futuras moradoras do Cores da Primavera e não esconde a ansiedade. Mãe de Noah, de 2 anos, ela assinou o contrato de aquisição de seu primeiro imóvel no ano passado na Cohab e, desde então, acompanha de perto a obra.
“Sempre passo por lá e fico olhando, principalmente o parquinho. Onde moramos hoje não tem lugar para meu filho brincar. A expectativa está grande, não vejo a hora, será uma transformação em nossas vidas ter um imóvel para chamar de meu”, conta Larissa, que atualmente mora em um apartamento cedido por um familiar no bairro Sítio Cercado.
Sobre o suporte oferecido pela Cohab, ela destaca as condições facilitadas de financiamento. “Gostei muito do atendimento e fiquei satisfeita com as condições oferecidas. Sem essa ajuda, eu não conseguiria concretizar o sonho da casa própria. Valeu muito a pena fazer a inscrição”, afirma.
O conjunto
Localizado na Rua Ignácio Wacheski, 310, no Umbará, o Residencial Cores da Primavera conta com 192 apartamentos distribuídos em 12 blocos de quatro pavimentos, com quatro unidades por andar. Os imóveis possuem, em sua maioria, 38 m² de área privativa, com dois quartos e versões com ou sem garden.
Os moradores terão à disposição áreas comuns equipadas com churrasqueira, playground, pomar, bicicletário. O residencial fica em uma região em constante crescimento na capital paranaense, próximo à Unidade de Saúde Umbará II, e outros equipamentos da Prefeitura, como o CMEI Telma Fontoura.
Novos empreendimentos
Na reunião com o presidente André Baú, os representantes da MRV apresentaram novos projetos que estão em fase de análise preliminar para inclusão no programa habitacional do município. Somados, os empreendimentos podem resultar em mais 1.200 novas unidades habitacionais para inscritos na Cohab.