A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) começou a transferir de maneira provisória 49 famílias da Vila Divino, no Atuba. Os moradores estão deixando o local para implantação do canteiro de obras, onde serão construídas as novas casas definitivas do projeto que vai beneficiar 108 famílias que hoje vivem em condição precária.
A construção de 108 novas casas de dois quartos representa investimento de R$ 23,9 milhões – recursos do orçamento municipal. Serão executadas ainda obras de infraestrutura, como implantação de pavimentação, redes de drenagem, água e esgoto.
Durante o período de obras, as famílias receberão o benefício auxílio-moradia, para arcarem com os custos de aluguel até que as casas do projeto estejam prontas para recebê-los. Das 108 famílias cadastradas, 49 deixam o local na primeira etapa, enquanto as outras 59 aguardam na própria vila.
A auxiliar administrativa Marisa Rodrigues, 39 anos, está recebendo o auxílio-moradia e conseguiu alugar uma casa nas proximidades da ocupação, na Vila Esperança. Feliz com o iminente início da intervenção física, ela já sonha com a casa nova.
“Estou muito feliz com o começo das obras. Aluguei uma casa boa, segura, que não chove dentro e aqui vou esperar a minha moradia ficar pronta. Como é pertinho vou poder acompanhar o dia a dia da obra avançando”, conta.
Marisa comentou sobre a possibilidade de ser proprietária oficial de um imóvel regularizado. “É uma conquista muito grande, sou grata à Prefeitura pela chance de ter uma moradia digna, com todos os documentos legalizados. Finalmente vou poder dizer que tenho algo que é meu”, destaca.
Conforme as famílias deixam a área, as casas onde viviam são demolidas para evitar uma nova ocupação indevida. Das 49 previstas para sair, 26 já estão em imóveis alugados.
Nesta terça-feira (18/4) uma equipe do serviço social da Cohab esteve de plantão em um comércio local para receber os contratos de locação firmados pelos moradores. Com base nestes documentos é assegurado o pagamento do auxílio-moradia.
Titularidade da mulher
Na assinatura da autorização de serviço para implementação do projeto, o prefeito Rafael Greca ressaltou que a titularidade das casas será feita preferencialmente em nome das mulheres.
“As mulheres são sinônimo de segurança para uma família, garantir a titularidade dos imóveis em nome delas é garantir que o patrimônio seja herdado pelos filhos e netos, pois elas são os pilares da família”, disse Greca.
As moradias serão equipadas com painéis fotovoltaicos que transformam radiação solar em energia elétrica, como parte do projeto Cohab Solar – lançado pelo prefeito Rafael Greca em 2018.
A utilização deste sistema proporciona um grande benefício financeiro para as famílias, com economia de até 80% nas contas de energia elétrica, além de colaborar com o meio ambiente ao utilizar uma energia limpa e renovável.
Vila Divino
Localizada sob torre de alta-tensão nas margens do Rio Atuba, a Vila Divino surgiu há mais de dez anos. Os moradores não contam com saneamento, drenagem de águas pluviais, energia elétrica e pavimentação de ruas.
“Assim que a última das 49 famílias for transferida, as máquinas entrarão no terreno para dar início a este projeto que vai transformar a paisagem da Vila Divino. Curitiba segue trabalhando forte em habitação popular”, salienta o presidente da Cohab, José Lupion Neto.