A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) beneficiou 1.905 famílias com atendimento habitacional e obras de infraestrutura em 2022. Deste total, 170 famílias receberam as chaves da casa própria, 110 assinaram contratos de aquisição de imóveis, 120 receberam benefício de auxílio-moradia e 1.505 foram contempladas com obras de urbanização que melhoraram a habitabilidade das comunidades.
A família da copeira Maria das Graças dos Santos, 55 anos, foi atendida com uma nova casa no Moradias Castanheira, conjunto de 88 unidades na CIC. A conquista, alcançada em outubro de 2022, vai deixar no passado o histórico de dificuldades que enfrentava na Vila Ulysses Guimarães, no Pinheirinho.
“Por mais de dez anos convivemos com enchentes e alagamentos, perdemos muita coisa por causa disso. Aqui é diferente, a casa é boa, segura. Aos poucos vamos melhorando para deixar com a nossa cara”, destaca Maria.
Além do Moradias Castanheira, em 2022 foram entregues habitações nos conjuntos Vila Nina, no Fazendinha; no Moradias Arroio, na CIC; Moradias Creta e Santa Rita, ambos no Tatuquara; e Moradias Alamanda, no Cajuru. Todos empreendimentos destinados a moradores de áreas de risco.
Para a fila de inscritos a Cohab entregou 76 apartamentos no Residencial Chácara das Parreiras, no Umbará; 15 no Residencial Chancelor, no Campo do Santana; 21 no Residencial Vivah, na CIC, e um no conjunto Carducci, no Pinheirinho.
“Devido à escassez de investimentos federais em habitação popular, trabalhamos com recursos próprios do município e parcerias com a iniciativa privada, visando proporcionar imóveis de boa qualidade para os inscritos e famílias que viviam situação de risco”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
“Apesar do cenário desfavorável, conseguimos em nossa gestão entregar as chaves de 2,1 mil casas e mais de 6,2 mil títulos de propriedade. Além das obras de urbanização que asseguram melhores condições de habitação para outras milhares de famílias curitibanas”, completa Lupion.
Novas parcerias foram firmadas e para 2023 a Cohab vai contar com 450 unidades habitacionais disponíveis para os inscritos, comercializadas por valores abaixo do preço de mercado e com condições especiais como a inclusão das taxas documentais junto ao valor a ser financiado.
Primeiro imóvel
Além das 170 unidades entregues, outras 110 famílias asseguraram o sonho da casa própria em 2022, ao assinarem contratos de aquisição de imóveis. Com a compra garantida, eles agora aguardam a finalização das obras, como o casal André e Suelen Burda.
O aluguel mensal que pagam para morar em um imóvel no Boqueirão está com os dias contados. Em outubro, eles assinaram o contrato de aquisição do primeiro imóvel do casal: um apartamento no Residencial Colinas do Norte, conjunto de 184 unidades em construção no Santa Cândida.
“A convocação foi uma surpresa e nós gostamos do imóvel e as condições de compra foram exatamente as que precisávamos”, diz André, que tem 39 anos e é contador.
Cohab Solar
O projeto Cohab Solar avançou em 2022 com mais dois empreendimentos contemplados. Em outubro foram entregues 23 unidades equipadas com painéis fotovoltaicos na Vila Nina, no Fazendinha, e em novembro foi a vez da Vila Bela Vista da Ordem, no Tatuquara, que recebeu a implantação de 53 placas que transformam radiação solar em energia elétrica para uso doméstico.
Agora são 106 moradias na cidade com economia na conta de energia e responsabilidade ambiental. O projeto Cohab Solar integra o programa Curitiba Mais Energia, cujo objetivo é popularizar o uso de energias renováveis para contribuir com as metas internacionais de enfrentamento do aquecimento global.
“Curitiba é referência mundial em iniciativas de cidade inteligente e a utilização da energia solar está entre essas ações. Aproveitamos uma energia não poluente para beneficiar famílias reassentadas, pois seguimos na missão de tornar nossa cidade cada vez mais inteligente e humana”, destaca o prefeito Rafael Greca
A servente de limpeza Neide Francisca Lourenço, 60 anos, recebeu um painel fotovoltaico em sua casa na Vila Bela Vista da Ordem. A expectativa em ver a conta de luz diminuir é motivo de alegria para ela.
“Feliz demais, mudamos de uma situação de muita dificuldade e hoje vivemos melhor em nossas casas novas. Agora ganhamos as placas solares que vão ajudar na economia de energia, além de proteger o Meio Ambiente”, diz ela, que vive com o marido e o enteado. “Ansiosa pela próxima conta de luz para ver o funcionamento”, completa.
Trabalho social no Caximba
A Cohab é responsável por todo o trabalho social com as 1.693 famílias beneficiadas pelo projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba. Em 2022 foram atualizados os cadastros de todos os moradores da Vila 29 de Outubro.
O questionário aplicado nos 1.693 domicílios chamou atenção da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), pelo detalhamento das informações coletadas, como questões de etnia, gênero, orientação sexual, situação migratória.
“Com toda nossa experiência em grandes projetos financiados pela AFD nunca vimos um levantamento tão detalhado como este. Os dados trazem informações sobre renda, emprego, origem étnica, entre outros, bastante focados nas questões de gênero. Um trabalho impressionante”, destacou a chefe de operações da AFD, Delphine Le Duff, na missão realizada em Curitiba, no mês de novembro.
O Escritório Local (ELO) montado pela Cohab no Caximba atendeu mais de 7 mil pessoas em 2022, com 7,3 mil serviços prestados. Entre os atendimentos estão dúvidas gerais sobre o projeto, cadastramento das famílias, atendimentos sociais, ambientais e de arquitetura, encaminhamentos a cursos de capacitação e vagas de emprego, entre outros.
Obras de infraestrutura
A Cohab promoveu em 2022 importantes obras de infraestrutura, que são fundamentais no processo de regularização de áreas e na melhoria da qualidade de vida da população. As intervenções incluíram redes de esgoto, drenagem, pavimentação, sinalização viária, implantação de ciclovias, canchas esportivas e áreas de lazer.
A maior delas acontece no chamado bolsão Tatuquara, formado pelas vilas Monteiro Lobato e Jardim Ludovica, onde são beneficiadas ao todo 746 famílias.
No mesmo bairro, a Vila Beira Rio está recebendo plantio de 1,6 mil metros quadrados de grama, 295 mudas de árvores, implantação de pista de caminhada e cancha de minifutebol. Estão sendo beneficiadas 361 famílias.
A aposentada Genoveva Markesvis, 80 anos, mora há 20 na vila com a filha Maria Aparecida. A expectativa para a conclusão da obra é a melhor possível. “Era um local que não tinha nenhum uso, quando terminar vai ficar muito bom para a comunidade se encontrar para conversar, para a criançada brincar”, afirma Genoveva.
Com benefícios para outras 355 famílias, as obras de infraestrutura na Vila Leão, no Novo Mundo, e Arroio, na CIC, estão transformando o panorama das comunidades.
Na Vila Nina e Jardim Estevan, no Novo Mundo, as obras de recuperação ambiental e urbanização atingiram 43 famílias, como o jardineiro José Souza Silva, 62 anos – dos quais 30 vividos no Jardim Estevan.
“Ficou nota 10 a obra, parabéns para a Prefeitura e para a Cohab. Gosto muito de viver aqui, tem tudo o que a gente precisa por perto e com essa obra vai valorizar mais ainda nossa vila”, diz José.