Nesta quinta-feira (20/3), a diretoria da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) participou de reuniões importantes para dar seguimento ao trabalho de implantação de novos conjuntos habitacionais e regularização fundiária na cidade. Diferentes setores da sociedade estiveram envolvidos, como movimentos populares, Câmara Municipal e iniciativa privada.
O presidente André Baú recebeu representantes da construtora Monte Azul, que apresentaram dois projetos para construção de empreendimentos no Capão Raso, para atendimento a inscritos na fila da casa própria. Os projetos estão em fase de análise para estabelecimento de parceria da iniciativa privada com o município de Curitiba.
Na sequência, a pauta foi a regularização fundiária, pois tão importante quanto construir novas moradias é regularizar os imóveis já existentes. O vereador Pier Petruzziello esteve na Cohab com representantes da Associação de Moradores da Vila Jardim União, ocupação no bairro Uberaba, para tratar do processo de regularização da área.
Por fim, André Baú esteve reunido com o Movimento Popular por Moradia (MPM) para debater uma possível inclusão de moradores que viviam na ocupação irregular Tiradentes II no programa Minha Casa Minha Vida, modalidade entidades. Essa modalidade utiliza recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) para produção de unidades habitacionais destinadas a famílias organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos.
Atualmente, as 62 famílias estão recebendo o benefício auxílio-moradia, após terem deixado a ocupação, em julho de 2024, por conta do cumprimento de ação de reintegração de posse movida pela proprietária do terreno.
“A Cohab está de portas abertas para o diálogo com movimentos populares, líderes comunitários, parlamentares e empresas de construção civil. Para buscar, em conjunto, soluções para as demandas habitacionais de Curitiba. Nosso objetivo é garantir moradia digna para a população e queremos somar com setores da sociedade que compartilham esse mesmo objetivo”, destaca André Baú.