Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Habitação

Cohab adota soluções sustentáveis de construção e moradia

Em busca de soluções sustentáveis, em 2015 a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) implementou no Alto Boqueirão um método construtivo inovador. Foto: Rafael Silva Curitiba, 23/03/2015

Em busca de soluções sustentáveis, em 2015 a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) implementou no Alto Boqueirão um método construtivo inovador. Em vez de tijolos, as casas do Moradias Nilo foram erguidas por painéis de madeira acrescidos de uma malha de garrafa pet para garantir o isolamento térmico. O sistema reduz para perto de zero o desperdício de material e acelera em três vezes a velocidade da obra.

Outra novidade neste conjunto são os aquecedores solares da água do chuveiro. Cada uma das 66 casas conta com um equipamento no telhado. São placas de vidro para captação de energia solar, acopladas a um reservatório onde fica a água, que se mantém aquecida por até dois dias sem a presença do sol. Quando houver uma sequência de dias nublados ou chuvosos, há um sistema auxiliar que usa energia elétrica e pode ser acionado sempre que necessário.

“Vamos seguir inovando, procurando novas alternativas para o setor habitacional. Temos 18 mil unidades em fase de projeto para serem contratadas nos próximos dois anos. Os desafios neste segmento são constantes, mas a Cohab está preparada para continuar organizando o crescimento de Curitiba, com criatividade e vontade de realizar”, afirma o presidente da companhia, Ubiraci Rodrigues.

Em alta