O prefeito em exercício Eduardo Pimentel anunciou nesta quarta-feira (26/4) obras de revitalização na cobertura de vidro no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba, no Centro. O anúncio foi feito em evento no qual ele assinou a autorização para o início das obras de requalificação do entorno do Mercado.
A revitalização no Setor de Orgânicos prevê a recuperação da cobertura de vidro com limpeza e selagem, troca da estrutura metálica com criação de brises para ventilação e saída de ar quente.
A previsão é que a obra comece em maio e o prazo de execução é de 60 dias. Os trabalhos não vão interferir no funcionamento do Mercado Municipal. Os investimentos serão de R$ 180 mil.
“A reforma vai trazer conforto e segurança para os clientes e valorizar ainda mais o Mercado”, disse Pimentel.
Setor de Orgânicos
O Setor de Orgânicos do Mercado Municipal completou 14 anos de existência em fevereiro deste ano. O local foi o primeiro do país na oferta de alimentos e outros produtos orgânicos em um mercado municipal.
Entre os produtos oferecidos no setor estão carnes, grãos, sucos, leites, chocolates, cosméticos e até roupas. Atualmente, são 13 comerciantes de produtos sem agrotóxico ou algum tipo de hormônio (no caso das carnes).
A garantia da procedência e de que os alimentos são realmente orgânicos é um dos diferenciais do setor no Mercado Municipal. Tudo é elaborado de forma sustentável, já que o orgânico não é somente um produto sem agrotóxicos ou insumos químicos.
Segundo o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, a produção de orgânicos não contém agrotóxicos, transgênicos ou fertilizantes sintéticos, ao contrário do sistema convencional.
Outro fator considerável é a competitividade. “Hoje nossas hortaliças no Setor de Orgânicos já estão mais acessíveis e têm preço bastante competitivo com o tradicional”, observa Gusi.
O Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba fica na entrada da Rua da Paz. O local funciona de terça a sábado, das 8h às 18h.
Presenças
Participaram do evento os vereadores Serginho do Posto, Marcelo Fachinello, Osias Moraes, Mauro Bobato, Leonidas Dias, Tico Kuzma, Oscalino do Posto, João das Cinco Irmãos, Márcio Barros; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues; o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado, Cleverson Schilipacke; o superintendente da Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira; e a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion.