Conhecido pelas tradições dos imigrantes italianos, o bairro de Santa Felicidade abre suas portas, nesta quinta-feira (13/4), para uma manifestação cultural bem paranaense e em um espaço originalmente dedicado à prática esportiva. É o fandango, tema da oficina interativa que acontecerá no Clube da Gente, a partir 9h.
A atividade é aberta ao público interessado em conhecer a dança, a música e também o barreado – expoente da culinária paranaense, feito à base de carnes e nascido no Litoral. A apresentação ficará a cargo da fandangueira e pesquisadora cultural Cremildes Ferreira Bahr, conhecida como Dona Mides, que terá o apoio de dois bailarinos caracterizados.
Ao som da música e do ritmo do fandango, o público de todas as idades será convidado a participar, aprendendo e arriscando passos de dança. “A ideia é mostrar o fandango segundo as características de toda a vida que existe nessa manifestação cultural no Paraná”, conta o autor do projeto, Gilmar Rodrigues de Lima.
Durante aproximadamente 1h, palestrante e bailarinos apresentam instrumentos como viola, rabeca, adufe, atabaque e tamanco de madeira - que no fandango paranaense é usado, apenas pelos homens, como instrumento de percussão. Saias e sandálias usadas pelas mulheres também ajudam a o ritmo da música.
As oficinas de fandango são parte do projeto apoiado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e que está percorrendo as dez regionais administrativas da cidade. Na Regional Santa Felicidade, a organização é do Núcleo da FCC.
Serviço: Fandango em Santa Felicidade
Data: 13/4 (quinta-feira), às 9h
Local: Clube da Gente Santa Felicidade (Rua Daniel Cesário Pereira, 681)
Próximas apresentações
Matriz - dia 17/4, às 14h, no Cati da Praça Ouvidor Pardinho)
Bairro Novo - dia 18/4, às 15h30, na Escola Municipal Colombo (Rua Izaac Ferreira da Cruz, 2.591)
Tatuquara- dia 12/5, às 14h, na Rua da Cidadania Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/nº)