Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
42ª Oficina de Música

Circuito OFF começa com inusitados encontros de artistas em Curitiba; saiba onde ocorre a programação

Pedro Silva Trio toca no Circuito Off da Oficina de Música de Curitiba, no Vale da Música da Ópera de Arame. Curitiba, 24/01/2025. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Um dos momentos mais tradicionais da Oficina de Música de Curitiba, o Circuito OFF promove encontros inusitados de artistas e está encantando quem frequenta bares e restaurantes da capital. Turistas e curitibanos que estiveram, nesta sexta-feira (24/1), na Ópera de Arame, acompanharam uma destas experiências de artistas que tocam juntos e compartilham novas ideias musicais. Nem mesmo a chuva que caiu, durante a apresentação, tirou o brilho do show.

No palco do Vale da Música, estrutura “flutuante” no lago da Ópera de Arame, o guitarrista catarinense Pedro Silva convidou os colegas Igor Loureiro (baixo) e Lilo Oro (bateria) para uma apresentação, que começou intimista, com a interpretação do bolero À Moda Antiga, de Guto Wirtti e Nelson Faria.

Na sequência, o trio mostrou que é possível criar um diálogo musical único entre os participantes ao interpretar o blues Sandu, do trompetista e compositor norte-americano Clifford Brown.

Outras composições também tiveram presença marcante na apresentação, como Flor de Maracujá, de João Donato, e mais clássicos da música instrumental, mostrando toda a potência e criatividade da guitarra, baixo e bateria.

“Além de ser um evento muito bacana para o público, o Circuito OFF também é ótima maneira de construir conexões com outros músicos, expandir o repertório musical e aprimorar as habilidades de performance ao vivo”, afirma Pedro Silva, que há cinco anos participa da programação paralela à Oficina de Música.

O público acompanhou atentamente a jam session (apresentação em conjunto sem ensaio prévio) dos três músicos e só era elogios à iniciativa. O empreendedor Renato Ribeiro, 37 anos, levou a mãe, Maria, 70 anos, para assistir à apresentação. “Vi no Guia Curitiba que estava ocorrendo o Circuito OFF e resolvemos assistir ao show aqui da Ópera de Arame. É uma ótima iniciativa da Prefeitura”, afirmou ele.

De férias em Curitiba, a paulista Helen Teixeira, 36 anos, acompanhou a apresentação saboreando um coquetel moscow mule e batatas fritas. “Além de conhecer este lugar tão lindo e experimentar a gastronomia ainda tive esta bela apresentação. Minha cidade não tem estas experiências”, afirmou a sommelier, moradora de Jundiaí (SP).

Circuito Off

O circuito OFF da 42ª Oficina de Música de Curitiba começou na última quinta-feira (23/1) e vai até o encerramento do evento (2/2), reunindo mais de 200 artistas da cena musical local, intérpretes e músicos de outros países e estados brasileiros em 23 estabelecimentos da capital paranaense.  

Glauco Solter, músico e curador do Circuito OFF, explica que nos dez dias da programação serão realizados 90 shows nos bares e restaurantes da cidade. “Esses eventos, tanto a Oficina como o Circuito Off, são fundamentais para o desenvolvimento cultural da cidade, além de movimentarem a economia, especialmente se combinados à gastronomia”, salienta Glauco. 

Serviço

A programação completa do Circuito OFF nos bares e restaurantes de Curitiba você confere no GUIA CURITIBA.