Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba Viva Bem

Circuito de Corridas Curitiba dos Imigrantes motiva a participação das pessoas com deficiência

Circuito de Corridas Curitiba dos Imigrantes motiva a participação das pessoas com deficiência. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (1/12), a partir da 22h, serão abertas as inscrições para a quarta e última etapa (Etapa Europa) adulta do Circuito de Corridas Curitiba dos Imigrantes. Além de incentivar a prática da atividade física, o circuito que está chegando a seu final em 2022 também teve o objetivo de motivar a participação de pessoas com deficiência, como físicas, intelectuais e visuais.

Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e a Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba o circuito buscou proporcionar um ambiente de inclusão, sociabilização e confraternização entre corredores, além de oferecer o esporte como forma de melhoria da qualidade de vida e inclusão social.

 

“A corrida proporciona momentos especiais de emoção e muita conquista a todos que participam. Curitiba incentiva o esporte e a qualidade de vida a todos, inclusive para as pessoas com deficiência”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.

 

Podem participar das corridas oferecidas pela Smelj pessoas que se encaixam nas seguintes categorias PCD´s: CAD – Cadeirantes; DEV – Deficiente Visual; AMPI – Amputados de Membro Inferior; DMAI – Deficiente Andante de Membro Inferior; DI – Deficiente Intelectual; DMS – Deficiente Membro Superior e DAU – Deficiente Auditivo.

Última etapa

A quarta etapa (Europa) está marcada para o dia 18 de dezembro na regional de Santa Felicidade. Na ocasião será entregue a última medalha para poder montar uma mandala, unindo as medalhas de participação de cada etapa. 

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas a partir das 22h pelo sistema de corridas de rua da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) neste link.

No dia 1/12 serão abertas as inscrições dos 5km (geral). No dia 2/12, também a partir das 22h, serão feitas as inscrições dos 10 km (geral). A orientação é que os atletas fiquem atentos ao cronograma para não perderem os prazos de inscrições. 

2023

Em 2023 o Circuito de corridas de Rua da Prefeitura de Curitiba retorna e novamente irá motivar a participação de pessoas com necessidades especiais, como físicas, mentais e visuais e além disso vai oferecer uma grande novidade, a inclusão da categoria TEA para pessoas portadoras de espectro autista.  

“É com muita satisfação que recebemos essa notícia. A cada ano que passa damos mais um importante passo para Curitiba ser cada vez mais inclusiva e feliz. O esporte está sempre em evolução e na área da Pessoa com Deficiência não é diferente”, disse Denise Moraes, diretora do Departamentos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.