O Smart City Expo Curitiba 2024, de 20 a 22 de março, bateu novo recorde, com 16,8 mil participantes de 580 cidades brasileiras e do exterior, e deixou para Curitiba um legado, como cidade referência internacional em inovação, tecnologia e sustentabilidade e polo de negócios de serviços e produtos para cidades inteligentes.
“Com o Smart City Expo, os olhos do mundo se voltaram para nossa capital, contribuindo enormemente para a internacionalização dos debates e das ações que Curitiba promove em inovação urbana e soluções para o futuro", destaca o prefeito Rafael Greca.
54,1 mil participantes
Em cinco edições (2018, 2019, 2022, 2023 e 2024), o fórum global de cidades inteligentes reuniu na capital paranaense 54,1 mil visitantes de 580 cidades diferentes, de mais de 35 nacionalidades, 580 palestrantes e moderadores, especialistas em temas de transformação das cidades para a melhora da vida das pessoas com apoio da tecnologia.
O Smart City Expo Curitiba é, desde 2023, o segundo maior evento global sobre smart cities chancelado pela Fira Barcelona, atrás apenas do congresso mundial (em Barcelona), e o maior das Américas.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e do Vale do Pinhão, apoia o evento realizado pelo iCities desde sua primeira edição, como investimento do município alinhado ao zelo pela inovação em Curitiba.
Crescimento ano a ano
A cada edição, o evento cresceu em número de expositores, palestrantes, participantes e negócios realizados. Começou, em 2018, com 5,4 mil participantes, em dois dias. Em 2024, com três dias de fórum, triplicou o número de participantes, com o recorde de 16,8 mil pessoas.
Exemplos inovadores
Nas cinco edições, empresários trouxeram produtos e serviços para apresentar em primeira mão na Smart City Expo Curitiba.
A Prefeitura também teve espaço para divulgar as ações que fizeram Curitiba ser eleita a cidade mais inteligente do mundo, entre elas:
- Pirâmide Solar de Curitiba;
- Bairro Novo da Caximba;
- Faróis do Saber e Inovação;
- Hipervisor Urbano;
- eletrificação da frota de transporte público;
- Vale do Pinhão;
- Saúde 4.1;
- Fazenda Urbana;
- Hortas Urbanas;
- Mesa Solidária.
A Smart Plaza Vale do Pinhão foi palco de divulgação das soluções do ecossistema de inovação curitibano, com apresentações das startups e empresas locais e espaço de lançamento de novos serviços da Prefeitura, como os táxis e ônibus elétricos, a Zeladoria Virtual e o Innovate Curitiba.
Benefícios locais
A população de Curitiba também se beneficia ao sediar o evento. Só em turismo de negócios, a estimativa de movimentação de cada edição é de cerca de R$ 3,4 milhões, em três dias de evento, apenas com visitantes.
Além disso, são gerados empregos diretos e indiretos em segmentos como montagem de feira, alimentação, transporte.
Negócios
Como anfitriã brasileira do Smart City Expo, Curitiba também se tornou polo de negócios. Somente nesta última edição, segundo o iCities, hub realizador do evento, a estimativa de negócios em potencial foi de R$ 350 milhões, mais que o dobro da edição de 2023, quando foram R$ 150 milhões. Em 2022, foram R$ 40 milhões.
Reconhecimentos
O reconhecimento de Curitiba como polo de vem de personalidades públicas e empresários:
Inspiração para o Paraná
“Temos de reconhecer que Curitiba, eleita a cidade mais inteligente do mundo, ter um evento como o Smart City Expo consolida nossa capital como protagonista no mundo das cidades que têm soluções inteligentes para outros municípios. Neste evento, gente do Brasil inteiro e do mundo se encontra para conhecer novas tecnologias e soluções urbanísticas para seus municípios. Essa referência inovadora de Curitiba reflete para todo Paraná, porque inspira outros municípios a tomarem as mesmas iniciativas.” Carlos Massa Ratinho Júnior, governador do Paraná
A cara de Curitiba
“Consideramos Curitiba uma cidadã-irmã de Florianópolis. Nos inspiramos em muitos dos seus projetos inovadores e inteligentes. O Smart City Expo tem a cara de Curitiba.” Topázio Neto, prefeito de Florianópolis (SC)
Negócios internacionais
“Aqui, conheci novos produtos para meu negócio para fazer na Argentina uma escola bilíngue, em espanhol e português, com uma plataforma brasileira. Curitiba é um lugar que promove a mudança de paradigmas e uma imersão em conceitos de negócios inovadores. Além de linda, é uma cidade que pensa em inovação e em tecnologia.” Adolfo Campos, empresário de Tucumán (Argentina), proprietário da Universidade do Século XXI e Colégio Magistral College
De Curitiba para o mundo
“Temos orgulho de levar o nome de Curitiba para todo o Brasil. Ser da cidade mais inteligente do mundo nos ajuda a levar nossa tecnologia para novos lugares. Estamos aqui desde o primeiro Smart City Expo Curitiba, que hoje é o principal evento no calendário da empresa. O Smart City virou referência, onde podemos mostrar nossas inovações, prospectar clientes, estreitar relacionamentos, fazer networking, fechar negócios.” José Henrique Santos, gerente comercial da Dataprom, empresa do Vale do Pinhão que atua com Mobilidade e Segurança Urbana
Ponto estratégico
“Vir ao Smart City Expo Curitiba nos traz visibilidade, com ganhos essenciais para nossa empresa. Nos últimos anos, Curitiba ganhou esse status de polo de negócios tecnológico, com suas características de cidade inteligente, uma cidade estratégica para nossos negócios na Região Sul.” Fábio Carvalho, head de Marketing da Dassault Sistemas, empresa de São Paulo que oferece um software de virtualização das cidades em 3D para gestão pública
Local de negócios
“Curitiba é realmente uma cidade de referência quando se fala em cidades inteligentes, ótima qualidade de vida para o cidadão e influencia nossa decisão de expor nosso serviço aqui, que tem conexão total com o evento. O Smart City Expo Curitiba é um evento para prospectar clientes e transformar isso em bons negócios.” Eduardo Nery, CEO e sócio fundador da Every Cybersecurity, empresa de Brasília que atua na área de Segurança de Dados
Retrospecto
- 2018 – A primeira edição do Smart City Expo Curitiba, em dois dias, reuniu 5,4 mil pessoas e 70 palestrantes do mundo todo. O ecossistema de inovação curitibano, o Vale do Pinbhão foi um dos grandesdestaques.
- 2019 – Com 85 palestrantes na área de congresso e 6,7 mil visitantes em dois dias, o evento se consolida na cidade.
- 2020 e 2021 – O evento não foi realizado por causa da pandemia de covid-19 e as restrições sanitárias.
- 2022 – A retomada contou com 10,2 mil visitantes presenciais de 30 nacionalidades e a transmissão online. Foram 50 expositores, 95 palestrantes e representantes de 200 municípios.
- 2023 – Ampliado para três dias de fórum, teve 15 mil participantes, tornando-se o segundo maior evento chancelado pela Fira Barcelona no mundo, atrás apenas do Smart City World Congress de Barcelona (Espanha). Contou com a presença de representantes de 450 cidades diferentes e 180 palestrantes na área do congresso.
- 2024 – Novo recorde de público, com 16,8 mil pessoas, vindas de 580 cidades, de 50 países e anúncio de um novo palco para sua realização, a Ligga Arena, para ter espaço de ser ainda maior, nos dias 25, 26 e 27 de março de 2025.