Nesta quinta-feira (21/3), Curitiba teve uma noite de celebração e reconhecimento com a cerimônia do prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards. O evento, organizado pelo iCities em parceria com a Fira Barcelona, reuniu mais de 2 mil pessoas no Teatro Positivo para honrar projetos inovadores e impactantes do Brasil.
O evento contou com as presenças do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e a primeira-dama, Margarita Sansone; do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, com a esposa, Paula Mocellin Slaviero; e da ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti.
O Smart City Expo Curitiba 2024, que tem apoio da Prefeitura da capital e do Vale do Pinhão, está alinhado ao compromisso da cidade pelo zelo da inovação.
Greca enfatizou a importância de Curitiba como uma cidade pioneira em soluções inteligentes. Ele ressaltou o orgulho de receber outras cidades para o Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, lembrando o prêmio recebido por Curitiba no ano anterior em Barcelona, quando foi reconhecida como a Cidade Mais Inteligente do Mundo, ao conquistar o World Smart City Awards 2023, na categoria “Cidades”.
"Curitiba é uma cidade que sempre esteve na vanguarda da inovação e agora temos a oportunidade de acolher outros municípios em uma premiação que reconhece o esforço e a criatividade de todos os brasileiros em tornar nossas cidades mais inteligentes e sustentáveis", afirmou o prefeito.
Recife (PE) consagrou-se como grande vencedora do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards 2024, ao receber o prêmio da principal categoria - Cidades Inteligentes.
O prêmio
O Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards é a edição brasileira do maior prêmio global dedicado às cidades inteligentes, o World Smart Cities Awards. É promovido pelo iCities, organizador da 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, com o apoio da Prefeitura, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap). O prêmio e o evento têm a chancela da Fira Barcelona.
Foram cinco categorias em disputa: Cidade Inteligente; Cidade Sustentável; Equidade Social; Mobilidade Urbana; Transformação e Inovação Digital.
Os três finalistas de cada categoria foram selecionados entre os 300 projetos inscritos, de cinco regiões do Brasil. Cidade que nomeia a premiação, Curitiba não concorre.
A premiação brasileira segue o modelo do World Smart Cities Awards, do qual Curitiba é destaque desde 2018 e vencedora, em 2023, do título de Cidade Mais Inteligente do Mundo.
Puderam se inscrever organizações públicas ou não governamentais, empresas e empreendedores, centros de inovação e pesquisa, além de consórcios público-privados que tenham projetos aplicados em cidades brasileiras. “A premiação de cidades inteligentes estimula a gestão pública a pensar de forma mais moderna e eficiente, incentivando o desenvolvimento do nosso país", afirma diretor de Relações Governamentais do iCities, Roberto Marcelino.
Conheça os vencedores das cinco categorias
Cidades Inteligentes
- Vencedor: E.I.T.A!Recife | Recife - PE
Transformação Digital e Inovação
- Vencedor: Araguaína 4.0: A Cidade Que Não Para | Araguaína – TO
Cidade Sustentável
- Vencedor: Quintal Florestal Sustentável | Santarém - PA
Equidade Social
- Vencedor: Programa Compra Londrina – Felicidade em Compras Públicas Inteligentes | Londrina - PR
Mobilidade Urbana
- Vencedor: Ciclovia do Trabalhador | Arapiraca - AL
Presenças
Participaram do evento as presidentes da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal, e do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra; os presidentes da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial, Dario Paixão; as secretárias da Comunicação Social, Cinthia Genguini, da Educação, Maria Silvia Bacila, do Meio Ambiente, Marilza Dias, e da Saúde, Beatriz Battistella; o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.; a assessora especial do prefeito, Cibele Dias; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó; a deputada estadual Marcia Huçulak; os vereadores Herivelto Oliveira, Jornalista Marcio Barros, Mauro Bobato, Serginho do Posto e Oscalino do Povo; e os administradores regionais do Tatuquara, Marcelo Ferraz, da CIC, Raphael Keiji Assahida, da Matriz, Rafaela Lupion, e do Pinheirinho, Reinaldo Boaron.