A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) tem uma série de intervenções em andamento, a iniciar nos próximos dias ou em fase de conclusão nas áreas de iluminação pública e macrodrenagem, além de serviços constantes de manutenção nos bairros das dez administrações regionais da cidade.
Enquanto a população celebra a programação de Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022, as equipes avançam em intervenções socioambientais de cidade inteligente.
Iluminação
Dos 160 mil pontos de iluminação, mais de 84 mil já são em LED (53,37% do parque de iluminação da cidade) e o número avança.
Ao longo das próximas semanas, será feita a implantação de novos e modernos sistemas de iluminação na Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade, no trecho em que a via cruza com o Contorno Norte (PR-418) e nas alças de acesso. Estão sendo instalados 23 novos postes e 26 luminárias em tecnologia LED que oferecem alta eficiência, baixo consumo de energia e têm vida útil superior.
No Contorno Sul, a Prefeitura, a partir de um termo de cooperação técnica entre Governo do Paraná, por meio da Comec, Companhia Paranaense de Energia (Copel) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), acompanha e fiscaliza um moderno sistema de iluminação pública, com luminárias LED e dispositivos de segurança, que está sendo instalado numa extensão de 10,7 quilômetros.
O Contorno Sul representa a porção da BR-376 que se interliga com outras rodovias federais - BR-277 e BR-476 - e com a rodovia estadual PR-421. A estrada serve de desvio para o tráfego e cruza bairros da região sul.
Luzes Cênicas
Nesta semana, na quarta-feira (23/11), quando começa a programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022, mais duas igrejas de relevância arquitetônica da cidade vão ganhar iluminação cênica.
Vão receber equipamentos a Capela Nossa Senhora da Glória, no Alto da Glória, e a igreja Sagrado Coração de Jesus, no Água Verde. As duas são as primeiras de um novo pacote de 12 locais que serão contemplados, em 2023, com a iluminação cênica.
Macrodrenagem
A Prefeitura tem várias frentes pelos bairros para melhorar a estrutura capaz de minimizar o impacto das fortes chuvas e garantir segurança à população. No bairro CIC, por exemplo, está sendo concluída a obra de macrodrenagem do Ribeirão dos Müller, que tem nascente e foz na região e está recebendo bacia de contenção para mitigar o efeito das fortes chuvas.
Os impactos positivos da obra se estenderão também ao Rio Barigui, freando o potencial de causar enchentes para proteger as famílias ribeirinhas.
Limpeza Rio Belém
A ampla ação para limpeza e desassoreamento do Belém, o maior rio urbano da cidade, que percorre 37 bairros, continua nos próximos meses.
Desde setembro, as equipes Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas coordenam os serviços para a retirada de bancos de areia que causam afunilamento da calha e dificultam o fluxo de escoamento da água. O trabalho está preparando a cidade para minimizar os impactos das chuvas de verão.
Também na área de macrodrenagem, seguem as obras de recuperação da ponte sobre o Ribeirão dos Müller, na Rua Theodoro Locker, CIC.
Pelos bairros, seguirão em andamento as ações preventivas e corretivas nas pontes e passarelas de madeiras e de concreto, além de limpezas e desassoreamentos das estruturas que servem para minimizar o impacto das chuvas volumosas do inicio do ano.
Bacia de contenção no Boqueirão
No Boqueirão, a implantação de uma bacia de contenção no terminal de ônibus, na área que serve ao estacionamento de veículos, vai começar em dezembro, para evitar que alagamentos aconteçam na local.
A estrutura terá aproximadamente 200 metros e será formada por blocos de concreto que servirão para reter as águas pluviais, diminuindo o volume de vazão dos rios em épocas de chuva e evitando alagamentos.