Nos últimos oito anos, Curitiba voltou a ser referência mundial em sustentabilidade e ganhou grande destaque internacional ao ser eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo, em novembro de 2023, no World Smart City Awards, em Barcelona. A projeção fora do Brasil também trouxe várias comitivas internacionais para a capital paranaense para fazer negócios, parcerias e intercâmbio cultural e social.
Todo esse trabalho foi coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba. Com foco e estratégias de expansão internacional, a cidade estabeleceu projetos de cooperação com embaixadas, consulados, representações diplomáticas e organismos internacionais.
Além disso, Curitiba conta com 16 cidades-irmãs espalhadas pelo mundo. O convênio serve para promover a diplomacia cidadã entre os municípios, facilitando o contato entre brasileiros e estadunidenses para troca de experiências e possíveis parcerias em áreas como turismo, cultura, negócios, cooperação técnica, tecnologia, transporte, educação e segurança pública.
Miami-Dade
O último acordo de irmandade de cidade-irmã de Curitiba foi firmado em 2022 com o condado de Miami-Dade, maior unidade administrativa do estado da Flórida, nos Estados Unidos.
O condado possui uma grande comunidade de brasileiros e latinos, além de ser uma das cidades mais visitadas por turistas nos Estados Unidos, por causa do clima quente o ano inteiro e também por suas praias.
O mundo em Curitiba
A exposição internacional de Curitiba se deu principalmente com os projetos de sustentabilidade e enfrentamento às mudanças climáticas, principal pauta da cooperação internacional global nos últimos anos.
A criação e instalação da Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico da Caximba, inaugurada no dia do aniversário de 330 anos de Curitiba, em 29 de março de 2023, é um exemplo resultante das cooperações firmadas pela Prefeitura em parcerias internacionais.
A rede de cidades C40 financiou a estruturação do projeto com recursos a fundo perdido do Ministério Federal Alemão para o Desenvolvimento Econômico e Cooperação (BMZ); do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido (BEIS) e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Também em colaboração com a rede C40, a Prefeitura lançou, em novembro de 2023, a iniciativa climática Laneshift, co-liderada pela Amazon e Global Optimism. Curitiba foi uma das 6 cidades da América Latina a lançar o projeto, ao lado de Rio de Janeiro, Quito (Equador), Medellín e Bogotá (Colômbia) e Cidade do México (México). O programa tem como objetivo combater as emissões de carbono do transporte rodoviário de carga.
Destaques da Assessoria de Relações Internacionais em 8 anos
- 16 cidades-irmãs de Curitiba espalhadas pelo mundo.
- 4 edições do Smart City Expo na cidade.
- Encontro do BRICS, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, em 2019.
- Mais de 350 delegações e missões estrangeiras vieram a Curitiba em oito anos para conhecer soluções urbanas.
- Visita oficial da princesa Benedikte da Dinamarca, em 2019.
- Comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Paraná, em 2018.
Compromissos com o planeta
- Adoção de compromissos internacionais, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), para promover a prosperidade, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.
Pirâmide Solar e conexões internacionais
- O Programa Curitiba Mais Energia, incluindo a Pirâmide Solar de Curitiba, recebeu recursos do fundo perdido do C40 Cities Finance Facility para estruturação dos projetos. A iniciativa é uma parceria entre a Rede de Cidades C40, a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido.
Iniciativa climática Laneshift
- Coliderada pela Amazon e Global Optimism e em colaboração com a rede C40 para o combate às emissões de carbono do transporte de cargas.