Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
30 anos de história

Cidadã dos 300 anos de Curitiba, técnica de enfermagem agora é servidora municipal

A técnica de enfermagem em saúde pública Andressa dos Anjos, faz parte do grupo de profissionais que tomaram posse neste ano. Curitiba, 07/06/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

A técnica de enfermagem em saúde pública Andressa dos Anjos, 30 anos, faz parte do grupo de profissionais que tomaram posse neste ano. Desde o início de 2023 foram nomeados 220 servidores da carreira que é essencial às atividades da área da saúde.

A conquista como servidora da Prefeitura de Curitiba guarda outros significados. Recentemente, durante cerimônia de boas-vindas aos novos servidores, Andressa fez questão de mostrar ao prefeito Rafael Greca uma foto do certificado que a mãe dela recebeu quando ela nasceu, em 1993.

O certificado do programa Nascer em Curitiba Vale a Vida foi entregue às mães que tiveram filhos em Curitiba no ano que a cidade completou 300 anos. Andressa é Cidadã dos 300 anos de Curitiba, quando nasceram na cidade 29.621 bebês, e Rafael Greca era o prefeito.

O programa Nascer em Curitiba Vale a Vida foi precursor do Mãe Curitibana, criado em 1999, que evoluiu para a atual Rede Mãe Curitibana Vale a Vida.

Guardado com carinho

“Minha mãe sempre cuidou desse certificado com muito carinho”, conta a jovem, ao relatar que ele fica guardado na pasta de documentos importantes, assim como o registro de nascimento. Andressa lembra ainda que a mãe sempre a apoiou a se tornar servidora da Prefeitura de Curitiba. “Ela ficou orgulhosa quando passei”.

Há poucas semanas do seu ingresso como servidora, Andressa está conhecendo diferentes setores da Unidade de Saúde Bairro Alto. “São muitas oportunidades. Desde que cheguei, já fiz três cursos e já tenho novos que pretendo fazer no Portal Aprendere. Aqui me receberam muito bem”, declara.

Filha de servidor municipal, a nova servidora está confiante que poderá crescer na carreira e tem planos de fazer curso superior de enfermagem.

“Amo Curitiba e sou apaixonada pela atenção primária”, diz Andressa, que descobriu a profissão aos poucos, desde a área de estética, onde começou. Depois fez curso de primeiros socorros e de agente comunitária de saúde, onde identificou o que gostava de fazer. “Hoje sinto que achei o meu lugar e é aqui na Prefeitura que eu quero fazer a minha carreira”, resume.
 


 


 


 

Em alta