Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Diversidade Sexual

Ciclo Visibilidades vai abordar o respeito às pessoas trans na sociedade

Ciclo Visibilidades vai abordar o respeito às pessoas trans na sociedade.

A Assessoria de Direitos Humanos - Políticas da Diversidade Sexual vai promover mais um Ciclo de Debates - Visibilidades. O quarto encontro vai abordar a Visibilidade Trans e apresentar informações sobre a população transgênera (transexuais e travestis). O Ciclo de Debates - Visibilidades será na segunda-feira, 30 de janeiro, das 10h às 12h, no auditório da Assessoria de Direitos Humanos, na Rua Barão do Rio Branco, 45, 9º andar.

O evento vai marcar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, e é direcionado para os servidores públicos municipais, para as entidades, organizações e também comunidade em geral que tenham interesse no tema. 

Segundo o assessor da Diversidade Sexual, Fernando Ruthes, o encontro é um momento muito importante para aprofundar o debate. “Nossa sociedade, de um modo geral, carrega ainda muitos preconceitos e estigmas contra a população transgênera. A identidade de gênero traduz o entendimento que a pessoa tem sobre ela mesma, como ela se reconhece e como deseja ser reconhecida pelos demais”, afirmou Ruthes.

Palestrantes

Vão participar do Ciclo de Debates – Visibilidades: Karollyne Nascimento, ouvidora externa geral da Defensoria Pública do Estado do Paraná; Fabian Alegarte da Silva, contador, coordenador Nacional da Área de Homens Trans e Transmasculinidades da Aliança Nacional LGBTI+ e secretário Executivo do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades – IBRAT; e Marise Felix – mãe de um homem trans, professora aposentada e membro do grupo Mães pela Diversidade.

Histórico

O dia da visibilidade trans foi instituído em 2004 e tem como objetivo fortalecer e ampliar a discussão sobre a garantia de direitos e da cidadania da população trans.

O direito à vida, e a vida sem discriminação e violência é um dos princípios básicos da Constituição Federal e da Declaração dos Direitos Humanos.

 

Serviço

Ciclo de Debates -  Visibilidade Trans 
Segunda-feira, dia 30/1
Das 10h às 12h
Assessoria de Direitos Humanos – Políticas da Diversidade Sexual
Rua Barão do Rio Branco, nº 45. Auditório do 9º andar
Confirmar presença pelo e-mail diversidade@curitiba.pr.gov.br.