A Prefeitura de Curitiba está promovendo uma série de melhorias no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), com quase 2 quilômetros de obras de manutenção do asfalto em ruas das vilas Nossa Senhora da Luz, Ilha do Sol e Santa Maria. O trabalho, que contempla oito ruas indicadas pela população para receberem as melhorias, utiliza a técnica de reciclagem do asfalto, um método sustentável que reaproveita materiais antigos para transformar vias desgastadas em ruas de qualidade.
As intervenções abrangem as ruas Antônio Moacir Ribeiro Batista, Daniel Bambrila, Maria Kustumack, Reinaldo Bonat, dos Cravos, José Felipe Meira, Valdyr Grando, Santa Águeda (veja abaixo os trechos).
Pelas ruas, passam as linhas de ônibus Campo Alegre e Portão/CIC. As intervenções integram o programa de requalificação da malha viária da cidade.
A iniciativa, além de ser mais econômica e rápida, garante maior segurança, conforto e valorização dos imóveis da região. A previsão é de que os trabalhos, iniciados em 16 de janeiro, sejam concluídos no fim deste mês.
“Estamos utilizando uma solução moderna e sustentável para entregar ruas de qualidade, atendendo às demandas da população com eficiência”, ressalta o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
Durante as obras, o trânsito flui em meia pista e com bloqueios temporários. A empresa responsável pela obra instalou sinalização para garantir a segurança de motoristas e pedestres.
Moradores aprovam as melhorias
A transformação das ruas tem sido motivo de comemoração entre os moradores. “O asfalto tinha tanto remendo que, além de perigoso, estava com péssima aparência. Essas obras estão dando cara nova ao bairro”, conta a costureira Maria Aparecida Gobbi, que mora há 34 anos na Rua dos Cravos.
Sua vizinha, Celina Malta Coelho, aposentada, mudou faz pouco tempo, são oito meses vivendo na rua que agora ela assiste ganhar novo pavimento. “Muita sorte já receber uma obra tão transformadora. Muda tudo na vida da gente morar num lugar que é bem-cuidado”, conta Celina.
Elizabete de Fátima Gonçalves Padilha, atendente de panificadora e moradora da Rua Antônio Moacir Ribeiro Batista, conta que ficou muito contente com mudança.
“Nossa rua estava cheia de buracos e remendos, mas agora está ficando maravilhosa. Minha filha Vitória, de 5 anos, já está animada para passear de bicicleta. Vai ser uma rua linda e segura para todos”, diz Elizabete.
Há 48 anos, a Rua Reinaldo Bonat é o endereço do casal Onofre Bonete, aposentado de 82 anos, e Lucia Bonete, dona de casa de 78 anos. “Esperamos muito por isso e agora estamos vendo nosso bairro ser transformado. Vai valorizar a nossa casa e melhorar o dia a dia de quem mora aqui”, afirma Onofre. Lucia complementa: “É muita obra boa acontecendo aqui na vila. O bairro está ficando muito bem-cuidado.”
Tecnologia sustentável
O método de reciclagem usado nas obras remove e reaproveita o pavimento antigo, que é triturado e transformado em base para novas camadas de concreto e massa asfáltica. A técnica reduz custos, acelera os trabalhos e garante maior durabilidade às vias.
As intervenções fazem parte do programa da Prefeitura de Curitiba para a requalificação da malha viária da cidade. O plano de governo do prefeito Eduardo Pimentel prevê, para os próximos quatro anos, pavimentar 500 km de ruas na cidade, priorizando demandas registradas na Central 156 e no programa Fala Curitiba. Esse trabalho inclui 125 km por ano de pavimentação completa.
Ruas e trechos contemplados
- Rua Antônio Moacir Ribeiro Batista, obra nos 450 metros entre a Travessa dos Marceneiros e a Rua Santo Antônio do Sudoeste.
- Rua Daniel Bambrila, obra nos 390 metros entre a Rua João Alfredo Jobbins e a Travessa dos Marceneiros.
- Rua Maria Kustumack, obra nos 135 metros entre a Rua Reinaldo Bonat e a Travessa dos Marceneiros.
- Rua Reinaldo Bonat, obra nos 420 metros entre as ruas Ottilia Rosemann e Maria Kustumack.
- Rua dos Cravos, obra nos 225 metros entre as ruas Benedita Cândida da Silva e Daniel Bambrila.
- Rua José Felipe Meira, obra nos 150 metros entre a Rua dos Cravos e a Avenida das Indústrias.
- Rua Valdyr Grando, obra nos 105 metros entre as ruas dos Cravos e Maria Kustumack.
- Rua Santa Águeda, obra nos 75 metros entre as ruas Daniel Bambrila e Maria Kustumack.