Secretários municipais, superintendentes, diretores e representantes das esferas de gestão dos órgãos que compõem a estrutura da Prefeitura de Curitiba participam, nesta segunda (15/5) e terça-feiras (16/5), de um curso de apresentação e capacitação sobre o Hipervisor Urbano, no auditório do Mercado Municipal.
Organizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a empresa Egis, consultoria contratada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para dar suporte à formatação do modelo do hipervisor curitibano, o evento foi aberto pelo presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.
O Hipervisor Urbano de Curitiba será uma plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos, munido de ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações em formatos que permitam, a todas as áreas, gerir serviços em tempo real e permitir o planejamento de políticas públicas.
“É importante que todas as áreas da Prefeitura estejam inseridas no contexto do Hipervisor Urbano, que tem o início de operação previsto para novembro deste ano. Neste processo de capacitação tratamos de tudo o que podemos incorporar para o monitoramento em tempo real desta importante ferramenta de planejamento e gestão pública”, disse Jamur.
Neste primeiro dia de capacitação, foram apresentados aos servidores municipais estudos de caso e modelos de negócio de hipervisores urbanos das cidades de Dijon (França), Lyon (França), Bristol (Inglaterra), Canberra (Austrália), Medellin (Colômbia), Rio de Janeiro e de Singapura. Fechando o curso, na terça (16/5), será apresentada a formatação do modelo curitibano.
“Estamos construindo um modelo baseado no que há de melhor no mundo e que vamos ajustar à nossa realidade, conforme as necessidades de Curitiba e também considerando nossos recursos e história de vanguardismo da cidade e da gestão do prefeito Rafael Greca”, reforça o presidente do Ippuc.
Projeto-âncora
O Hipervisor Urbano é uma das âncoras do Plano de Governo 2021/2024 contemplado no capítulo Viva uma Gestão Limpa e Inovadora, que se completa com ações de Responsabilidade Fiscal, Ruas da Cidadania e Espaços Cidadão, Gestão Territorial, Soluções Conectadas, Inovação e Empreendedorismo e Cidade Bem Cuidada.
Denominado Cérebro da Cidade Inteligente, o Hipervisor Urbano de Curitiba é projetado pelo Ippuc em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O aporte inicial da AFD no Hipervisor Urbano de Curitiba é de R$ 850 mil, por meio do Fundo de Expertise e Intercâmbio de Experiências (Fexte) da AFD, que prevê apoio a missões de expertise técnica, visitas a projetos e troca de boas práticas, assim como estudos de viabilidade que promovem a integração da cidade inteligente.
São ações baseadas na transição digital para melhor gerenciar a prestação de serviços públicos na cidade e promover intercâmbios econômicos, sociais e culturais, de acordo com o gerente de projetos da AFD para o Brasil, Rogério Barbosa. "O objetivo de longo prazo é incentivar o desenvolvimento econômico e a inovação, bem como melhorar a qualidade de vida da população de Curitiba, parceira histórica da AFD. Para nós, a originalidade dessa cooperação é associar, na França e no Brasil, autoridades locais, agências especializadas, com recursos pro-bono que agregam valor aos investimentos que a Prefeitura já vem fazendo há algum tempo", afirma Barbosa.
Centro de operações
O centro de planejamento e operações já está em fase de implantação, no Palácio da Inovação, vizinho ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), onde já está em funcionamento a Muralha Digital.
Serão integrados ao centro de planejamento do Hipervisor Urbano, além da Muralha Digital, os centros operacionais do Transporte e da Defesa Civil, além de prestadores de serviços públicos de abastecimento de água (Sanepar) e de energia (Copel).
Plataforma integrada
O Hipervisor curitibano será formatado em dois componentes: uma plataforma integrada de planejamento e gestão do meio urbano e um centro de planejamento, gestão e controle inteligentes.
Essas duas estruturas fornecem os ambientes físico e virtual onde supervisores e coordenadores de temas específicos relacionados à gestão urbana, como transporte público, trânsito, segurança, trabalham juntos, de maneira colaborativa, apoiados em tecnologias avançadas de informação e comunicação, para viabilizar as funções básicas do sistema.
A operação integra o monitoramento em tempo real das atividades e eventos relacionados à vida na cidade por meio de sensores, câmeras e outros dispositivos e sistemas especialistas.
Armazém de dados
Entre as demandas de informação a serem atendidas e gerenciadas pelo Hipervisor estarão a pronta resposta no monitoramento, detecção e coordenação de ações que envolvam incidentes de trânsito; segurança pública; emergências; segurança cibernética; prevenção, mitigação, resposta e recuperação de desastres; informação aos gestores municipais; dashboards com indicadores chave de desempenho (KPI); data analytics em questões socioeconômicas, predição e apoio a tomada de decisões; suporte à comunicação social; informação aos cidadãos através de portal e aplicativo para smartphone.
Como áreas de supervisão a serem integradas ao sistema estarão o transporte público, hoje controlado pelo CCO Urbs; o trânsito e segurança pública, como parte do Muralha Digital; Defesa Civil; Comunicação Social e a Central 156 de Informações.