A história, o significado e a beleza arquitetônica de mais 23 prédios antigos relevantes, monumentos e igrejas da cidade vão ganhar destaque com projetos de iluminação cênica. Boa parte dos espaços estão localizados no setor histórico da cidade, no Largo da Ordem, no bairro São Francisco e vão se juntar a outros 15 espaços já contemplados, neste ano, com a melhoria que usa o jogo de luzes e sombras para valorizar os monumentos. Os bairros mais distantes também serão contemplados.
Os projetos de implantação dos novos sistemas foram apresentados nesta terça-feira (28/5) ao prefeito Rafael Greca, na sede da Prefeitura. A apresentação foi feita pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, acompanhado do diretor do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), Tony Malheiros, e do engenheiro eletricista Hugo Tanno.
Os novos projetos de iluminação cênica usam equipamentos em LED, que iluminam com maior eficiência e menor custo. Os 23 locais começam a ser preparados com a infraestrutura subterrânea para receber a nova iluminação já nas próximas semanas e a previsão é de que os serviços sejam concluídos em dezembro.
“Para o Natal já teremos nosso centro histórico mais bonito, para a alegria das famílias que vão ocupar os espaços da cidade para celebrar. Ao mesmo tempo que darão mais beleza vão reforçar o nosso apoio e valorização ao comércio, ao turismo, ao setor de serviços, além de incentivar o amor e o pertencimento à cidade. Os bairros também estão sendo contemplados”, disse Greca.
Setor histórico
Os projetos de iluminação nos 23 locais, incluído o setor histórico, integram o segundo marco do contrato estabelecido entre a Prefeitura de Curitiba e a Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba que tem a concessão administrativa da iluminação pública do município. O acompanhamento e a fiscalização do serviço são realizados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
No Centro Histórico serão contemplados com iluminações cênicas o Bebedouro, a Casa Romário Martins, Solar do Rosário, Relógio das Flores, Igreja do Rosário, Igreja da Ordem São Francisco, Casa da Memória, Palacete Wolf, Conservatório de MPB, Casa Hoffmann, Fonte da Memória (Cavalo Babão) e Casa de Portugal, no bairro São Francisco.
Nos bairros receberão a melhoria a escultura Jesus Misericordioso, no Santuário Divina Misericórdia (Umbará), Igreja Presbiteriana (Centro), Igreja Divino Espírito Santo (Centro Cívico), Ruas da Cidadania Santa Felicidade e Boa Vista, Palácio 29 de Março (Centro Cívico), Paço Municipal (Centro), Fachada do Cemitério Municipal de Curitiba (São Francisco), Mesquita Islâmica (São Francisco), Santuário do Carmo (Boqueirão), Igreja do Portão (Portão), Casa Klemtz Fazendinha), Igreja São Grato (Mossunguê) e Bosque do Papa (Centro Cívico).
Projetos executados
Numa primeira etapa de obras neste ano, iniciada em janeiro, foram iluminadas cenicamente 14 espaços do primeiro marco do contrato e o 15º está em andamento. Já receberam novas iluminações cênicas a escultura Tomie Ohtake, na Praça Professor Hildegard (Portão), as escultura de bambo no Largo Baden Powell, na praça dos Escoteiros (Rebouças), o Bondinho da Leitura, na Rua XV de Novembro (Centro), Memorial Bento Munhoz da Rocha Netto (Centro Cívico), Fonte da Rua XV de Novembro, Fonte da Praça Miguel Couto (Batel), Fonte Mocinhas da Cidade(Centro), Fonte General Osório (Centro), Fonte da Praça Didi Cailet (Centro Cívico), Fonte da Praça da Espanha (Bigorrilho), Fonte da Praça Carlos Gomes (Centro), Fonte do Parque Tanguá (Tanguá), Fonte Maria Lata D-água (Centro) e Santuário Nossa Senhora do Guadalupe (Centro). O projeto da Fonte da Praça Zacarias (Centro) está em andamento.
A iniciativa faz parte do programa Rosto da Cidade, promovido pela Prefeitura de Curitiba para valorizar edificações históricas por meio de obras de restauro e de projetos de iluminação cênica de destaque e do Programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos.
Com os novos projetos Curitiba contará com 96 espaços monumentos e prédios públicos com iluminação cênica, que usa a dramaticidade da luz para destacar os ambientes. De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, a iluminação cênica em tecnologia LED implantada pela Prefeitura tem deixado a cidade mais charmosa e valorizado os espaços tanto na área central como nos bairros.
“É um trabalho de valorização da arquitetura, da história, das tradições e influências culturais recebidas pela gente que fez de Curitiba o que ela é hoje. A nova iluminação também favorece o potencial turístico das edificações”, diz Rodrigues.