Faltando 130 dias para a Olimpíada de Paris 2024, Curitiba segue firme no caminho para se consolidar como a capital nacional do esporte. Um dos centros desse movimento está na CIC, no Centro de Iniciação ao Esporte, que conta com atividades para todas as idades, apoiando aqueles com planos de se tornar atletas profissionais - e, quem sabe, disputar grandes campeonatos - e também os que apenas buscam melhora na qualidade de vida com exercícios.
O espaço é administrado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e oferece desde esportes olímpicos, como basquete, vôlei, handebol, ginástica e esgrima, até atividades como alongamento, pilates, ritmos, zumba e funcional.
Pensando no futuro
A curitibinha Alice Alves, de 10 anos, já decidiu o que quer ser quando crescer: jogadora de futebol. Para isso ela precisa aprender todas as regras e técnicas que o esporte profissional exige e foi no Centro de Iniciação ao Esporte da CIC que encontrou a orientação necessária. “Estou aprendendo muito”, conta.
O sonho de Alice é compartilhado com outros colegas, como Zaqueu Felipe Ferreira, de 13 anos, que frequenta aulas no Centro Esportivo desde sua inauguração, em 2018. Zaqueu começou no futsal, tênis de mesa e voleibol, mas decidiu focar o primeiro, que, segundo ele, satisfaz suas necessidades.
“Aqui é 'da hora', sempre bem-cuidado, o piso da quadra é bom para jogar bola e o treinador é ótimo, leva a gente para campeonato. Acho legal também que aqui é de graça, quem não tem condições de pagar pode vir e aprender”, disse o curitibinha.
Qualidade de vida
O esporte também é uma forma de manter a juventude ativa e saudável. A curitibinha Luíza Santana, de 13 anos, começou a praticar voleibol no Centro de Iniciação ao Esporte em abril de 2022, e conta que sua rotina mudou, e sua capacidade física também.
“Eu faço vôlei três vezes por semana e amo, evolui muito desde que comecei, consigo jogar bem melhor. Antes eu ficava a tarde toda sem fazer nada, mas agora o vôlei ocupa esse tempo, me exercito e me divirto”, contou Luíza.
A criançada não é a única que aproveita as aulas oferecidas no local. Sebastiana Viana Goulart Mendes, 47, foi uma das primeiras alunas do Centro e segue firme nos exercícios desde 2018. Cozinheira autônoma, Sebastiana encaixa todas as aulas que consegue em sua rotina. Ela é da turma de ginástica funcional e faz aula quatro vezes por semana.
“Eu não dispenso a atividade física, então ter esse espaço perto de casa é bom, não preciso pagar academia e faz muito bem, principalmente para minha saúde mental”, conta Sebastiana. Além dela, o marido e o filho também fazem atividades no centro.
Novas vagas
Interessados na prática dos esportes podem fazer as inscrições para as atividades gratuitas do Centro de Iniciação ao Esporte CIC, assim como dos outros espaços da Prefeitura, no site Curitiba em Movimento. Foi o que Cássia Nunes Vieira, de 15 anos, fez. Sua mãe, Marilza Nunes Vieira, também já foi aluna do Centro e a acompanhou em sua avaliação, processo necessário na matrícula. “O nosso corpo precisa estar em movimento, o exercício físico é fundamental e aqui é ótimo, tudo é gratuito, com certeza vai fazer bem para a minha filha”, comenta.
Serviço: Centro de Iniciação ao Esporte CIC
Endereço: R. Sebastião Ribeiro Batista, 152
Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h (alguns dias com atendimento extensivo após às 18h)