Os moradores do Bacacheri já podem se aquecer praticando um novo esporte, o Beach Tennis. Para incentivar a prática de um dos esportes que mais cresce no mundo e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos curitibanos, as secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude, Obras Públicas e Meio Ambiente realizaram reformas no Centro de Esporte e Lazer Bacacheri, entre elas, a requalificação de uma quadra para esportes de areia.
A antiga cancha de areia do espaço era pouco utilizada e para dar um novo destino ao local o espaço recebeu areia nova, própria para o beach tennis, novo alambrado e nova iluminação. Agora, quem frequentar o CEL Bacacheri encontrará três quadras próprias para a prática do beach tennis. Além disso, as quadras também podem ser adptadas para a prática do futevôlei e vôlei de praia.
As inscrições para as quatro primeiras turmas já estão abertas, totalizando cerca de 120 alunos de beach tennis, de 7 a 70 anos, à tarde e à noite, tudo de graça. As incrições podem ser feitas pelo Portal Curitiba em Movimento.
Esporte inclusivo
O beach tennis é um esporte inclusivo, fácil de aprender e pode ser jogado por pessoas de todas as idades. Nas aulas disponibilizadas no Centro de Esporte e Lazer Bacacheri os alunos aprendem técnicas, regras e fazem exercícios de fortalecimento e alongamento para evitar lesões. A professora de educação física Patrícia Rogéria Rodrigues Passos ensina tudo de maneira didática e com paciência.
“É maravilhoso que a Prefeitura disponibilize gratuitamente o espaço, o equipamento e as aulas para a população. O mais legal do beach tennis é que na primeira aula os alunos já saem jogando, é um jogo democrático e principalmente alegre”, comenta a professora Patrícia.
Mãe e filho, Adriana, 41 anos, e Gabriel Czelusniak, 18 anos, que é do espectro autista, utilizam o CEL do Bacacheri para exercícios de fortalecimento e alongamento e estão animados para praticar um esporte.
“Gostei do beach tennis, para nós que precisamos estimular mais a coordenação motora é muito importante, também facilita que ele tenha regras bem estruturadas, então as aulas ajudam bastante”, relata Adriana.
Sedentarismo, aqui não!
O beach tennis é especialmente popular entre o público feminino. Patricia Gasparin, de 49 anos, é dubladora e conheceu o esporte em outubro do ano passado, se apaixonou e desde então passa seus finais de semana na quadra do clube com suas amigas, e agora também poderá aproveitar o espaço e as aulas gratuitas do Centro.
“O beach pra mim é um vício, a adrenalina é incrível, desde que comecei já perdi nove quilos. Eu adoro o exercício, que faz bem pra cabeça e para o corpo, além da socialização”, explica Patricia.
Para quem está começando ele também é chamativo. A professora aposentada Solange Trindade Rosa, de 66 anos, frequenta o CEL Bacacheri há quase 25 anos e relata que para ela é importante se manter ativa. “Fiquei animada com o novo esporte, é muito divertido, amei a aula e jogar na quadra é emocionante”, comenta Solange.
Beach Tennis
O esporte, que pode ser chamado de tênis de praia, é uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton, é muito popular por ser divertido, fácil de aprender e pelos benefícios à saúde. Como atividade aeróbica, melhora as condições cardiorrespiratórias, desenvolve a coordenação motora, fortalece os músculos, ajuda na mobilidade e na saúde mental, além de ser uma ótima forma de socializar.
Onde praticar?
Além das novas quadras do Centro de Esporte e Lazer Bacacheri, a Smelj também tem turmas do beach tennis nos seguintes locais:
Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira na Regional Boa Vista, com turmas segundas e sextas-feiras, e terças e quintas-feiras;
Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho na Regional Portão, com turmas segundas e sextas-feiras;
Parque Olímpico Cajuru na Regional Cajuru, com turmas quartas e quintas-feiras.