O Centro de Curitiba está ficando mais atrativo e seguro com a modernização do sistema de iluminação pública e a implantação de novas iluminações cênicas em espaços do setor histórico, no bairro São Francisco. Desde fevereiro, a Prefeitura vem substituindo as antigas luminárias de vapor de sódio por modelos de LED mais eficientes e econômicas. Até o momento, 68% das 1.700 luminárias que serão distribuídas em 52 ruas da região central já foram trocadas.
A iniciativa faz parte do programa Curitiba de Volta ao Centro, que reúne ações de redesenvolvimento do coração da capital, e deve ter esta etapa concluída em maio. Mesmo antes do término, os resultados já são bem avaliados pela população.
“Queremos que as pessoas ocupem novamente o Centro e por isso estamos trazendo mais segurança, beleza e eficiência para o coração da cidade, com uma iluminação moderna e eficiente nas ruas e que valoriza o nosso patrimônio histórico e melhora a vida de quem vive e circula na região”, diz o prefeito Eduardo Pimentel.
A iluminação pública com LED, além de ajudar a ampliar a capacidade de monitoramento das câmeras da Muralha Digital e dos profissionais de segurança, dá maior sensação de tranquilidade para quem trabalha ou estuda a noite e precisa circular pelo Centro.
Entre as ruas contempladas nesta etapa de modernização estão a Saldanha Marinho, 24 de Maio, Doutor Muricy, Alameda Augusto Stellfeld, Alameda Cabral, Desembargador Clotário Portugal, Cândido Lopes, Barão do Serro Azul, Travessa Nestor de Castro, entre outras. Por serem vias de grande circulação de veículos, os trabalhos estão sendo realizados, na maioria dos casos, à noite, pela Engie Soluções – empresa responsável pela concessão da iluminação pública de Curitiba – para minimizar os impactos no trânsito.
Moradores aprovam
A Rua Voluntários da Pátria - onde Celina de Araújo Assad mora há 19 anos e é, atualmente, a síndica de um condomínio com 21 apartamentos - está ente as ruas já contempladas com a nova iluminação.
“Estava escuro por aqui, mas hoje está bem mais iluminado. Quando vejo a rua de cima do prédio até parece dia e a gente se sente mais segura. O que as pessoas erradas querem? Escuridão, né? Mas agora aqui não é mais assim, toda a região está mais clara, tem mais conforto e segurança para as pessoas de bem”, contou Celina.
Celina de Araújo Assad, síndica.
O empresário Clayton Prestes é prestador de serviços e trabalha no Centro à noite. Ir para o escritório e voltar ficou mais seguro agora que a Saldanha Marinho está com luminárias em LED.
“Trabalho até tarde no Centro, então já deu pra ver a mudança. Ficou mais iluminado e, de uns dois meses para cá, tem também mais patrulhamento de polícia, mais abordagens em pontos críticos. Quando muda a iluminação dá mais vontade de sair de casa, o lugar parece dia, a gente consegue ver melhor as coisas”, disse Prestes.
Clayton Prestes, empresário.
A Rua Desembargador Clotário Portugal também está entre os locais onde a adoção das luminárias LED asseguraram benefícios aos moradores, comerciantes e frequentadores da região. “A mudança nos beneficiou muito uma vez que a rua ficou mais clara e isso trouxe mais conforto e segurança aos nossos sócios que semanalmente frequentam os espaços durante as atividades de folclore que acontecem à noite”, contou Lourival de Araújo Filho, presidente da Sociedade Polonesa Marechal Pilsudski.
Lourival de Araújo Filho, presidente da Sociedade Polonesa Marechal Pilsudski.
Marco Antonio Bertoldi é garçom há 38 anos no tradicional Restaurante Baviera, que fica em frente à trincheira do viaduto da Rua Alameda Augusto Stellfeld. Ele conta que a nova iluminação na região tem sido assunto tanto entre colegas de trabalho quanto das famílias que voltaram a frequentar o restaurante.
Marco Antonio Bertoldi, garçom
“Olha, era muito breu, muito feio, estava bem escuro e os comerciantes reclamando. Aquela região ali estava muito abandonada, mas agora sim, com a nova iluminação está muito claro, está bem clarinho, bem bonito mesmo”, conta Bertoldi.
A lista das ruas beneficiadas pode ser conferida AQUI.
Segunda etapa
Em uma segunda etapa, prevista para maio, as luminárias da via no trecho entre a Praça Osório e a Alameda Dr. Carlos de Carvalho também serão modernizadas. As antigas lâmpadas de sódio de 250W serão substituídas por modelos LED, que variam de 60W a 110W, garantindo maior eficiência luminosa com menor consumo de energia.
Emissor de luz
O LED (diodo emissor de luz) é um dispositivo capaz de emitir luz de forma eficiente e econômica. A melhoria, iniciada no Centro, será expandida para toda a cidade, garantindo maior eficiência e economia.
De acordo com o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, manter a rua bem iluminada é um importante investimento na segurança pública. “A iluminação pública é fundamental na segurança pública, pois pessoas mal intencionadas tentam usar da escuridão ou baixa luminosidade como escudo para práticas de delitos criminosos”, explica Celso.
Iluminação Cênica
Além da nova iluminação nas ruas, a cidade está com novos pontos de iluminação cênica que destacam a arquitetura e os elementos históricos de espaços do Centro que são importantes cartões postais. Ganharam novos sistemas de iluminação que utilizam jogos de luzes e projeções para destacar a arquitetura e os elementos decorativos os seguintes espaços: Solar da Cultura (Dr. Claudino dos Santos), Primeira Igreja Independente Presbiteriana (Rua do Rosário), Casa Hoffmann (Rua do Rosário), Casa da Memória (Rua São Francisco), Casa Romário Martins (Largo Coronel Enéas), Liceu de Ofícios Criativos (Mateus Leme), Conservatório de MPB de Curitiba (Mateus Leme) e a Mesquita Islâmica Imam Ali Ibn Abi Tálib (Rua Kellers).
“A nova iluminação cênica nestes locais, que são cartões de visita da cidade, embeleza, preserva e evidencia nossa história, além de atrair o turismo e tornar o Centro mais seguro e acolhedor para todos”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
Os oito espaços contemplados agora se juntam aos monumentos que receberam iluminação cênica no final do ano passado, como o Palacete Wolf, na Praça Garibaldi, a Fonte de Memória (conhecida como Cavalo Babão) e as pinhas e araucárias da Praça Garibaldi. Para cada espaço, foi desenvolvido um projeto específico para utilizar jogos de luzes e sombras, realçando os ambientes e tornando-os ainda mais especiais para moradores e visitantes.
50% de economia
Com 130 mil pontos modernizados, o processo já alcançou 79% da cidade, tornando a iluminação mais eficiente e reduzindo os gastos com energia. Com a eficientização do sistema, a substituição por LED está gerando mais de 50% de economia no consumo de energia, além de melhorar a qualidade da iluminação.
A modernização da iluminação pública no Centro e em seus arredores está entre as primeiras ações de infraestrutura do Plano de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba. O objetivo é criar um ambiente mais seguro e uma vida urbana vibrante, tanto de dia quanto à noite. A requalificação de calçadas e pavimentação de ruas também terá início neste semestre.
Oito edificações do Centro Histórico recebem nova iluminação cênica
Os novos sistemas de iluminação artística implantados são em LED, que iluminam melhor e com menor custo, e integram as ações de curto prazo em andamento no plano da Prefeitura de Curitiba para o redesenvolvimento do Centro da cidade. Veja como ficaram os imóveis:
Conservatório de MPB – R. Mateus Leme, 66 - São Francisco
O Conservatório de MPB ocupa o antigo sobrado dos Guimarães, construído em 1897 para servir de residência à família de Manoel Antonio Guimarães Neto. Adquirido pela Prefeitura de Curitiba na década de 1980, o imóvel passou por obras de restauração que tiveram início em 7 de julho de 1992, data oficial de inauguração do Conservatório. O uso do casarão reciclado como conservatório de música é elemento importante na animação do setor histórico de Curitiba. A iluminação foi concebida para evidenciar o ritmo das aberturas das fachadas e o coroamento da edificação. Para isso, foram usados 74 equipamentos com temperatura de cor quente e várias fotometrias em projetores embutidos no piso, projetores direcionáveis e perfis lineares, tudo em tecnologia LED.
Casa Romário Martins - Largo Coronel Enéas, 30, Largo da Ordem - São Francisco
Um dos últimos exemplares da arquitetura colonial portuguesa em Curitiba, a Casa Romário Martins agora brilha com iluminação especial. Equipamentos embutidos no piso criam um efeito "wall washer" (banho de luz), banhando as fachadas de luz quente e ressaltando as paredes de pedra que marcaram sua história desde o século XVIII. Para isso, foram usados 13 projetores embutidos no piso com fachos abertos.
Casa da Memória - R. São Francisco, 319 - São Francisco
Guardiã do patrimônio documental de Curitiba, a Casa da Memória recebeu nova iluminação para destacar sua arquitetura singular. A tecnologia LED ilumina pilares metálicos, janelas e o mural da fachada, enquanto a estrutura treliçada no topo agora conta com luzes RGB, permitindo exibições temáticas alinhadas a campanhas de conscientização apoiadas pelo município. Para isso, foram usados 23 equipamentos, sendo 10 perfis lineares RGB e 13 projetores embutidos e direcionáveis.
Primeira Igreja Presbiteriana Independente - R. do Rosário, 218 - São Francisco
A nova iluminação cênica ressalta os detalhes arquitetônicos da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba, construída em 1931. Projetores embutidos no piso e direcionáveis destacam a colunata, os frontões e os elementos simbólicos, como as bíblias posicionadas no alto da fachada. Com luz de tonalidade neutra, a modernização alia beleza e reverência ao espaço. Com influência do estilo neoclássico, a iluminação veio para destacar os elementos arquitetônicos como colunata e frontões, além dos elementos simbólicos, como as bíblias posicionadas no alto dos frontões. Para isso, foram usados 10 projetores embutidos de piso e 20 projetores direcionáveis com diversas fotometrias e temperatura de cor neutra.
Liceu de Ofícios Criativos - R. Mateus Leme, 22 - São Francisco
O Liceu de Ofícios Criativos, que impulsiona o turismo criativo e a economia local, agora conta com iluminação renovada para realçar sua arquitetura e tornar o espaço ainda mais convidativo. O projeto respeita a identidade histórica do prédio e amplia a visibilidade da edificação, reforçando seu papel como ponto de encontro para artesãos e empreendedores. Foram uados projetores embutidos no piso e perfis lineares que iluminam a faixa vertical que emoldura a parte superior (platibanda).
Solar da Cultura - R. Dr. Claudino dos Santos, 142 - São Francisco
Sua arquitetura eclética, típica do fim do século 19, forma uma bela composição com a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, no Centro Histórico de Curitiba. Mas faltava ao Solar da Cultura, sede da Fundação Cultural de Curitiba, a mesma iluminação cênica da construção vizinha, para evidenciar a sua fachada, que mistura os estilos colonial e neoclássico. O novo projeto luminotécnico destacou as linhas arquitetônicas, janelas e sacadas. Foram instalados 15 projetores de piso, 18 barras de LED e 18 projetores direcionáveis, todos com diferentes potências e fachos de abertura de luz.
Casa Hoffmann - R. Dr. Claudino dos Santos, 58 - São Francisco
A Casa Hoffmann é um espaço dedicado à pesquisa e desenvolvimento de novas estéticas do movimento. O local é referência para artistas e outros profissionais das áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação, que encontram no espaço salas para ensaios e apresentações, equipamento básico de som e iluminação, além de um acervo de vídeos e livros.
Foram instalados sete projetores de piso, outros oito projetores direcionáveis e nove barras de LED, com variações de potências e fachos de abertura de luz estrategicamente posicionados para ressaltar os elementos do imóvel.
Construída pela família Hoffmann em 1890, a casa simboliza a prosperidade de um clã de tecelões austríacos que se mudou para o Brasil no final do século XIX. O imóvel também constitui um marco arquitetônico da transformação urbana que Curitiba viveu na virada para o século XX. Habitada pelos Hoffmann até 1974, a casa foi posteriormente alugada e sofreu diversas adaptações, até ser destruída por um incêndio em 1996. Apenas as paredes externas e a fachada foram mantidas. Catalogada como unidade de interesse de preservação do município, a casa foi totalmente restaurada e, desde 23 de março de 2003, voltou a ser um importante espaço cultural.
Mesquita Islâmica Imam Ali Ibn Abi Tálib - Rua Kellers, 383 - São Francisco
A nova iluminação cênica destacou ainda mais a Mesquita Islâmica Imam Ali Ibn Abi Tálib, o templo religioso da comunidade muçulmana, e importante edificação para a paisagem e a cultura de Curitiba. Inaugurado em 1972, o templo muçulmano chama a atenção pelo estilo arquitetônico típico do mundo islâmico, com uma imponente cúpula central e dois minaretes — torres inspiradas na palavra árabe manar, que significa “torre”.
Para valorizar ainda mais a beleza e importância religiosa do local, foram instalados 105 projetores de LED, entre eles 30 perfis lineares e 75 com diferentes tipos de fotometria. A nova iluminação realça os azulejos decorativos da fachada, a cúpula e os minaretes, além de compor o cenário com luz nos arbustos do jardim e no painel de identificação da mesquita.
Âncora
Confira as ruas com nova iluminação na região central:
Clique sobre os bairros para ver mais
- Rua XV de Novembro
- Rua Marechal Deodoro
- Praça José Borges de Macedo
- Rua Cândido de Leão
- Rua Coronel Menna Barreto Monclaro
- Rua Padre Antonio
- Alameda Princesa Izabel
- Rua Barão do Rio Branco
- Rua Cândido Lopes
- Rua da Paz
- Rua Desembargador Ermelino de Leão
- Rua Desembargador Motta
- Rua do Rosário
- Rua Lamenha Lins
- Rua Lourenço Pinto
- Rua Monsenhor Celso
- Rua Nunes Machado
- Rua Prefeito João Moreira Garcez
- Rua Saldanha da Gama
- Rua Voluntários da Pátria
- Travessa Frei Caneca
- Travessa Itararé
- Travessa Jesuíno Marcondes
- Travessa Monteiro Lobato
- Praça Senador Correia
- Rua André de Barros
- Rua Benjamin Constant
- Rua Comendador Macedo
- Rua Conselheiro Laurindo
- Rua Francisco Torres
- Rua João Negrão
- Rua José Loureiro
- Rua Nilo Cairo
- Rua Pedro Ivo
- Rua Visconde do Rio Branco
- Rua Barão do Serro Azul
- Rua Heraclides Cezar de Araújo
- Rua Álvaro Ramos
- Rua Coronel Agostinho Macedo
- Rua Doutor Roberto Barrozo
- Rua Euclides Bandeira
- Rua Ivo Leão
- Rua Jornalista Nacim Bacilla Neto
- Rua José Saboia Cortes
- Rua Marechal Hermes
- Travessa João Bonn
- Alameda Doutor Carlos de Carvalho
- Alameda Augusto Stellfeld
- Travessa Nestor de Castro
- Alameda Cabral
- Rua Desembargador Clotário Portugal
- Rua Paula Gomes
- Rua Ébano Pereira