O Passeio Público e a Praça Generoso Marques, no Centro, agora têm monitoramento 24 horas feito pelas câmeras da Muralha Digital, o cerco de segurança da Prefeitura de Curitiba. Os equipamentos transmitem as imagens em tempo real para o Centro de Controle Operacional, de onde guardas municipais analisam as movimentações e acionam as equipes mais próximas em caso de necessidade.
De última geração, as novas câmeras permitem uma visão panorâmica dos espaços, com rotação de 360 graus e um alcance de até 400 metros de distância. Os equipamentos se somam às cerca de 1.900 câmeras do programa, que é resultado da parceria entre as secretarias municipais de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e de Defesa Social e Trânsito (SMDT).
“Estamos utilizando a tecnologia a nosso favor, trabalhando esses recursos com inteligência para subsidiar as nossas equipes que estão nas ruas. Quem ganha é a população” diz o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
O secretário Alexandre Jarschel de Oliveira, da Smap, destaca que, além da instalação de novos equipamentos, as câmeras que existiam antes do lançamento do programa Muralha Digital estão passando por manutenção preventiva permanente. Quando é necessário, são substituídas por equipamentos modernos.
“Só nos últimos dois anos foram implantados quase 500 equipamentos do total de câmeras que fazem parte da Muralha Digital”, revela Jarscel.
Moradores e turistas
Com grande circulação de pessoas, o Passeio Público de Curitiba é o parque mais antigo da cidade e também o mais central, sendo bastante frequentado por moradores e turistas. Esse é o caso da paulista Karen Vieira Marques, de 25 anos, que veio a Curitiba para passear e se admirou com a beleza e a organização do parque.
“Achei o lugar muito bonito. É a primeira vez que visito um parque público e gratuito com essa estrutura, com animais. Geralmente é preciso pagar para ter esse tipo de acesso”, elogiou.
Durante a visita, Karen acompanhou a instalação das câmeras de monitoramento e destacou que se sentiu segura.
“Percebi que esse é um local com muitos idosos e crianças, por isso acho fundamental monitorar. Eu me sinto mais segura, sem dúvida”, comentou a turista.
Elisabete Cruz da Silva, 57 anos, moradora do Centro, costuma frequentar o Passeio Público com toda a sua família e percebeu muitas mudanças positivas no local nos últimos anos. Ela relata que houve uma época em que eles tinham medo de assaltos.
“Trago meu neto sempre para passear aqui, por causa da natureza e dos animais. Ele adora peixe e pato e tem muita energia para gastar. Com as novas câmeras vai ser melhor ainda”, contou a avó, acompanhada de Lucca, de 3 anos.
A Praça Generoso Marques, outro ponto contemplado com as câmeras, abriga o Paço da Liberdade, prédio histórico construído em 1916 e que foi sede da prefeitura. Com diversas lojas, a praça é local de passagem para muitos curitibanos que trabalham e frequentam a região central.