Boa notícia para quem vai viajar de Curitiba para o exterior: ficou ainda mais fácil emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) da febre amarela. Agora, além de emitir pelo site da Anvisa, o que pode levar até dez dias úteis para ficar pronto, os moradores da capital paranaense têm outra opção: podem solicitar pela Central Saúde Já Curitiba. Neste caso, o prazo de emissão é de até três dias úteis. Veja o passo a passo abaixo.
“Esse é mais um serviço que o SUS Curitibano disponibiliza aos seus cidadãos, de forma ágil e com facilidade de acesso. Além disso, esse serviço segue a dinâmica do que preconizamos dentro do conceito da Saúde 4.1, que alia a tecnologia à serviço do cidadão”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.
O certificado comprova que o viajante foi imunizado contra a febre amarela. O documento é necessário quando a viagem tem como destino – ou escala/conexão – países que exigem o CIVP.
A vacina contra a febre amarela é gratuita e está disponível na vacinação de rotina de 107 unidades de saúde de Curitiba. Acesse a lista, com endereço e horários dos pontos de vacinação, no site Imuniza Já Curitiba.
Importante: a vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência mínima de 10 dias do embarque.
Esquema vacinal
Atualmente, para pessoas entre 5 e 59 anos de vida, nunca vacinadas anteriormente, o imunizante contra a febre amarela é aplicado em dose única e tem validade por toda a vida, assim como o CIVP.
Os antigos CIVP traziam o prazo de validade por dez anos e podem ser reemetidos com validade por toda a vida, via Central Saúde Já, bastando enviar o pedido diretamente por email (a partir do passo 2 abaixo). Não sendo necessário realizar uma nova aplicação de vacina para isso.
Em menores de cinco anos, a vacina é aplicada aos 9 meses de vida, com uma dose de reforço aos 4 anos de idade. Nestes casos, quando a criança ainda não está apta a tomar a sua dose de reforço, o CIVP é emitido com prazo de vigência menor. Após a dose de reforço, o CIVP é emitido com prazo por toda a vida.
Em alguns casos, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades, a vacina também pode ser aplicada em pessoas com 60 anos ou mais. E, em situações de emergência epidemiológica, o Ministério da Saúde pode recomendar a aplicação da vacina em bebês de 6 a 9 meses. Em ambos casos, porém, para menores de 9 meses e para pessoas com 60 anos ou mais, o CIVP não é exigido.
Aqueles que estão entre as idades indicadas para vacinar e não puderem se imunizar contra febre amarela, por razões médicas, não poderão solicitar o CIVP. No lugar do CIVP, o viajante deve estar de posse de um atestado médico de isenção de vacinação, escrito em inglês ou francês, contendo, no mínimo: nome completo do paciente, data de nascimento, sexo e a descrição detalhada da contraindicação da vacinação contra a febre amarela. O médico deverá assinar, datar e carimbar o atestado. Para facilitar, o médico poderá usar esse modelo de atestado de isenção.
Passo a passo
1 - Realizar o pré-cadastro no site na Anvisa.
2 - Enviar a solicitação pelo e-mail da Central Saúde Já Curitiba smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br, anexando documento de identificação, comprovação da vacinal e comprovante de residência de Curitiba em seu nome (caso não possua, menores de 30 anos podem apresentar o documento em nome dos pais, e em caso de comprovante em nome dos cônjuges deverá ser apresentada também a certidão de casamento ou união estável).
3 - O Certificado Internacional é enviado em formato PDF para o e-mail do solicitante, que deverá imprimir para levar consigo na viagem.
Covid-19
O CIVP é emitido formalmente apenas para a vacinação contra a febre amarela. Ainda não há um certificado unificado com validade internacional de vacinação contra a covid-19 constituído no mundo. Porém, ainda assim, alguns países exigem algum tipo de comprovação de vacinação contra a doença.
Por meio do aplicativo Saúde Já Curitiba, a capital paranaense oferece aos seus moradores um Certificado Digital de Vacinação contra a Covid-19, que pode ser acessado online ou baixado e depois impresso, com código QR Code que comprova a autenticidade do documento.
Para acessar, busque a aba “Coronavírus” no aplicativo. Após, clique em “Certificado Digital de Vacinação Covid de Curitiba”. O documento pode ser emitido em Português, Inglês ou Espanhol.