A Central Saúde Já Curitiba ultrapassou, nesta segunda quinzena de julho, os 500 mil atendimentos realizados. A marca foi celebrada pela equipe em meio à reforma de ampliação de sua sede, no Centro.
As melhorias são para que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) siga, gradativamente, aumentando os serviços ofertados pelo telefone 3350-9000 e facilitando o acesso da população ao SUS Curitibano.
Entre balões festivos pelos 500 mil atendimentos e a finalização das obras, a equipe comemorou a marca, atingida depois de pouco mais de dois anos da criação da Central pela Prefeitura de Curitiba, no início da pandemia da covid-19.
De Central 3350-9000, criada para orientar a população contra a covid-19, com informações prestadas inicialmente por servidores da SMS e outros profissionais voluntários, o serviço evoluiu para as Central Saúde Já Curitiba de teleconsultas, com novas funções à população – a mais recente é o agendamento dos exames citopatológicos .
“A Central veio para ficar. E crescer. Este meio milhão de atendimentos mostra que estamos no caminho certo. Curitiba tem a inovação em seu DNA e a Central Saúde Já Curitiba é um exemplo de como fazer mais quando se tem o olhar focando o cidadão”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
Casa renovada
O espaço em que a Central foi inicialmente acomodada está em fase final de reforma, com a ampliação da área de 145m² para 195 m², e a inclusão de 16 novos pontos de atendimentos, somados aos 26 já existentes, para acomodar uma equipe que hoje conta com 62 profissionais.
Pelo 3350-9000, diariamente são realizados uma média de 670 atendimentos, mais que o dobro dos meses iniciais, em 2020. Nos momentos de maior demanda, entre janeiro e março deste ano, a média ficou em torno dos 900 atendimentos diários. O recorde foi em 24 de maio de 2022 com 1.192 atendimentos.
A Central Saúde Já Curitiba funciona diariamente, de segunda a segunda-feira, das 8h às 20h. Quem atende o cidadão do outro lado da linha são profissionais da saúde: enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, dentista, e profissionais de áreas administrativas.
Serviço inovador
Pelo número telefônico 3350-9000, o curitibano tem acesso a vários serviços do SUS Curitibano sem precisar sair de casa: atendimento no caso de sintomas respiratórios leves, com avaliação feita por profissionais da enfermagem ou médicos, agendamento de testagem de covid-19, emissão do termo de isolamento e prescrições. Nos casos necessários, o usuário é encaminhado para outro ponto de atendimento da SMS - unidades de saúde ou de pronto atendimento (UPAS).
“Estamos usando as tecnologias disponíveis para deixar o atendimento mais humanizado. O curitibano tem entendido nosso trabalho, vê na Central uma forma prática de solucionar suas demandas, que direciona o usuário para o local certo e no tempo certo”, explica a coordenadora da Central, Juliana Hencke.
Nos cuidados preventivos, a Central Saúde Já Curitiba realiza o agendamento de mamografias para o público alvo indicado (mulheres que moram em Curitiba entre 50 e 69 anos) e exames citopatológicos .
A equipe também orienta sobre os cronogramas da vacinação contra a covid-19, gripe e possíveis reações adversas dos imunizantes, além de efetuar o registro das vacinas recebidas fora de Curitiba, para inclusão no prontuário eletrônico do usuário.
Quem precisa fazer ou atualizar seu cadastro também pode utilizar a Central via telefone ou também pelo e-mail smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br. Nesse endereço eletrônico, também é possível solicitar a certificação da vacina da febre amarela para viajantes e a emissão do Cartão Nacional do SUS.