Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sem sair de casa

Central 3350-9000 atende por telefone pessoas com sintomas respiratórios

Central 3350-9000 atende por telefone pessoas com sintomas respiratórios. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

 

A Central 3350-9000, serviço de teleatendimento em Saúde criado pela Prefeitura de Curitiba, deve ser o canal prioritário por busca de atendimento para os curitibanos que apresentarem sintomas respiratórios leves. O usuário será atendido sem precisar sair de casa. Profissionais da Saúde fazem o atendimento e dão encaminhamentos necessários para cada casos.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a orientação de que a população com sintomas respiratórios leves busque o primeiro atendimento pela Central, especialmente neste período do ano. Com a chegada do outono, historicamente, a cidade tem um aumento de casos de doenças respiratórias e a equipe da Central está preparada para atender essa demanda. Devem ligar para a Central 3350-9000 curitibanos de qualquer faixa etária (crianças, adultos e idosos) que apresentem sintomas como como tosse, coriza, dor de garganta e perda de olfato e paladar. 

“Curitiba tem, habitualmente, um aumento sazonal dos casos de doenças respiratórias, como a gripe, entre março e junho. A maioria dos quadros é leve e podem ser encaminhados pelo teleatendimento. A Central é um serviço inovador que contribui fortemente para nossa estratégia para atender a todos”, destaca a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Por telefone, os profissionais da Central avaliam cada caso e tomam as medidas necessárias em cada situação: desde orientações de cuidados, prescrição de medicamento, marcação de teste contra covid-19 no momento mais adequado para detecção do vírus e, conforme o quadro, até o encaminhamento para outro ponto de atendimento do SUS Curitibano, como Unidade de Saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

Direcionamento correto

A procura prioritária pela Central 3350-9000 também colabora para o melhor atendimento em toda a rede do SUS Curitibano: como a maior parte das situações são não-urgentes, outros pontos como Unidades de Saúde e UPAs podem dedicar-se a quadros que requerem maior cuidado, sem sobrecarga e com maior agilidade.

Além disso, o atendimento via telefone contribui para reduzir a transmissão de doenças respiratórias, visto que que o usuário com sintomas não precisa sair de casa, em menor contato direto com outras pessoas. 

Prevenção

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lembra que as medidas de prevenção ao contágio de doenças respiratórias como gripe e são mesmas que as de prevenção à covid-19: manter as mãos higienizadas com água e sabão ou álcool em gel, abrir janelas e portas em ambientes fechados para garantir a circulação do ar. Pessoas que apresentem sintomas devem se isolar ou, e usar máscara, para reduzir o risco de transmissão.

Públicos imunologicamente mais vulneráveis, como pessoas idosas e crianças, devem se manter bem hidratados e com alimentação saudável. Para esses públicos, o Ministério da Saúde (MS) destina a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que está em curso.

Curitiba participa da campanha e está realizando a convocação por faixas etárias dos idosos acima de 60 anos (a vacinação é ofertada de forma simultânea com a 4ª dose da vacina contra a gripe (confira o cronograma aqui). Seguindo o calendário do Ministério, a SMS inicia a a vacinação contra a gripe em crianças de 6 meses a 5 anos incompletos neste sábado (30/4), no Dia D .

A Central

Criada no início da pandemia para tirar dúvidas sobre a covid-19, a Central vem ampliando continuamente os serviços ofertados e vem aumentando os tipos dos atendimentos ofertados, atendendo, a novas demandas de saúde. Conta atualmente com 65 trabalhadores de saúde preparados para avaliar caso a caso e prestar o melhor encaminhamento, entre técnicos de Enfermagem, enfermeiros e médicos.

Se você tem alguns destes sintomas, entre em contato com a Central 3350-9000:

Todos os dias, das 8h às 20h

  • Coriza (nariz escorrendo)
  • Dor de garganta
  • Tosse
  • Perda de olfato e paladar

No caso dos seguintes sintomas, além da Central de Atendimento, é possível acessar a sua Unidade de Saúde:

  • Febre alta persistente (38ºC por mais de 24 horas) e/ou
  • Falta de ar, respiração acelerada, vômito, desidratação, pontas dos dedos arroxeadas e alteração do nível de consciência