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Central 156 passa a admitir sigilo na identificação de usuários

A Central 156 da Prefeitura de Curitiba está recebendo informações sem necessidade de identificação do usuário. Foto: Manoel Lau Martins(arquivo)

A Central 156 da Prefeitura de Curitiba passará a preservar a identidade de usuários que preferirem fazer reclamações ou denúncias anônimas. Basta que, ao ligar para o telefone 156, a pessoa solicite que a denúncia seja classificada dessa forma. "Essa é uma prerrogativa prevista na Constituição Brasileira e um direito do cidadão", explica Gerson Guelmann, assessor do gabinete do prefeito.

Qualquer pessoa, ao ligar para o telefone 156, poderá escolher, no menu principal, a preservação da identidade. "Isso não significa que estaremos aceitando denúncias anônimas", explicou Adolfo José Macarini Junior, gestor da Central 156 na Secretaria de Governo Municipal. "O telefone 156 continuará solicitando o nome da pessoa e o número de documento de identidade, ficando estes dados restritos apenas ao sistema da central", disse.

Guelmann explica que o sigilo vai beneficiar pessoas que queiram fazer denúncias de atividades irregulares que funcionam próximas a residência ou trabalho. "Uma senhora ligou denunciando um depósito de venda de botijão de gás clandestino. Quando a fiscalização chegou ao local, o proprietário do estabelecimento viu, pela ficha, o nome da denunciante e a identificou como vizinha. Houve brigas e muita confusão", contou. "Queremos evitar esse tipo de confronto, oferecendo aos contribuintes a possibilidade de preservar a identidade, deixando estes dados apenas no sistema da Prefeitura", disse Gerson Guelmann.