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Central 156 da Prefeitura de Curitiba será modernizada para melhorar atendimento ao cidadão

Central 156 da Prefeitura de Curitiba será modernizada para melhorar atendimento ao cidadão. Curitiba, 26/11/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

A Prefeitura de Curitiba começa a preparar os servidores que trabalham diretamente com o acompanhamento e o atendimento do principal canal de contato entre o cidadão e a Prefeitura – a Central 156. Na prática, a mais nova etapa de modernização do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac) trará mais agilidade aos atendimentos, facilitando o trabalho de quem responde as solicitações.

As modificações são resultado de um longo trabalho iniciado em 2022 e consolidado neste ano pelas secretarias do Governo Municipal, de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

Nesta terça-feira (26/11), os gestores da Central 156 receberam, no Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba, os coordenadores de serviço de todas as secretarias e órgãos.

A representante do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), Lucimara Wons, foi uma das participantes. “Pelo que vemos, muita coisa vai melhorar. Haverá otimização do tempo”, declarou.

Os coordenadores tiveram papel importante na indicação das melhorias consideradas necessárias, a partir da experiência dos responsáveis pelas respostas em cada área.

Wons apontou a possibilidade de visualizar no mapa da cidade de onde vêm as solicitações e, a partir dessa informação, elaborar a resposta em lote, a ser direcionada a cada cidadão que questionou. “Os formulários ficaram mais interativos e responsivos e exigem menos cliques, o que facilita o trabalho de quem responde”, comenta.

O que haverá de novo

O gestor do 156 na Secretaria do Governo, Willian Jonderlan, detalhou o novo sistema com as principais alterações. Ele informou que será mais intuitivo e rápido. E destacou, dentre as funcionalidades, a inclusão de indicadores, filtros aperfeiçoados, cancelamento automático de solicitações, a possibilidade de inclusão de fotos na resposta e funcionalidades em lotes.

Nos próximos dias 5 e 6 de dezembro será a vez de capacitar para o novo sistema os responsáveis sobre o serviço no órgão, denominados RSO, que são os servidores que respondem aos protocolos de cada solicitação. Neste primeiro treinamento, integrantes de oito secretarias serão convidados, um contingente de cerca de 400 pessoas. As secretarias e órgãos desta capacitação serão: Fundação de Ação Social (FAS), Urbs, secretarias do Governo Municipal (SGM), Urbanismo (SMU), Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF), Educação (SME), Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), e Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).  

Transformação digital

Durante a reunião desta terça-feira (26/11), Jonderlan destacou as diversas etapas pelas quais o serviço passou durante a atual gestão, desde a criação do aplicativo 156, em 2018, e toda a evolução tecnológica que se seguiu nos anos seguintes, com chat para atendimento online, o portal 156 e a integração com o e-Cidadão, base única de dados da Prefeitura de Curitiba.

Representante da Superintendência de Tecnologia da Informação da Smap, Andrea Duarte destaca a importância da modernização para a transformação digital prevista pela pasta nas diversas áreas de Prefeitura. “Damos mais um passo com o novo sistema desenvolvido que é utilizado pelos nossos servidores e impacta diretamente na vida do cidadão”, declarou.