Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Serviço

Central 156 da Prefeitura de Curitiba lança nova plataforma para respostas dos protocolos

Central 156 lança nova plataforma para respostas dos protocolos. Foto: Hully Paiva/SMCS

A Central 156, principal canal de comunicação da população com a Prefeitura de Curitiba, está implantando uma série de inovações com o objetivo de melhorar o atendimento ao público.

A nova etapa de modernização do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac) dará mais agilidade ao processo, facilitando o trabalho de quem responde as solicitações.

As modificações entrarão em funcionamento nesta quinta-feira (12/10). O gestor do 156 na Secretaria Municipal de Governo (SGM), Willian Jonderlan, explicou que as mudanças começam pelo novo layout da interface e linguagem nova de programação, desenvolvida nos sistemas .net8 e reactjs, que tornam a navegabilidade mais intuitiva e rápida.

“Os menus estarão distribuídos na esquerda, podendo ser fixados ou reduzidos a ícones. A tela do protocolo estará mais ampla, facilitando a leitura e o acesso às abas das informações do protocolo”, disse.

Indicadores e fotos nas respostas

Agora o usuário RSO (Responsável pelo Serviço no Órgão) terá à disposição três indicadores: demandas atrasadas (medidor de alerta que muda de cor a cada 25%); demandas reabertas (que também tem medidor de alerta a cada 25% e se refere às respostas contestadas pelo cidadão) e satisfação do serviço (onde o cidadão pode classificar como foi o atendimento e varia de uma a cinco estrelas).

Outro recurso interessante que estará disponível é a possibilidade de anexar até duas fotos nas respostas, mostrando o status atual do assunto objeto da solicitação.

Além disso, as novas funcionalidades do 156 trazem também a inclusão de indicadores, filtros aperfeiçoados e cancelamento automático de solicitações.

Coleta de sugestões

As modificações são resultado de um longo trabalho iniciado em 2022 e consolidado neste ano pelas secretarias do Governo Municipal, de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

“Através de um formulário enviado a 890 servidores que trabalham com o 156, colhemos subsídios e sugestões que passaram a compor um projeto base para elaboração do novo sistema”, explicou Willian.

Capacitação dos servidores

Quando o novo sistema tomou forma, a SGM iniciou o processo de capacitação dos gestores e dos denominados RSO, que são os servidores que respondem aos protocolos de cada solicitação do 156 aos cidadãos. Em fevereiro deste ano, um encontro neste sentido foi realizado no Parque Barigui e outras reuniões de capacitações foram realizadas com os servidores que atuam nas ruas de cidadania.

Em dezembro, a capacitação foi estendida para cerca de 400 servidores que respondem aos protocolos de oito secretarias e órgãos: Fundação de Ação Social (FAS), Urbs, secretarias do Governo Municipal (SGM), Urbanismo (SMU), Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF), Educação (SME), Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), e Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).