O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) fez nesta terça-feira (7/2) a 35ª Reunião Ordinária, que marcou o início dos trabalhos em 2023. O encontro aconteceu no Salão Nobre do Palácio 29 de Março e destacou a celebração dos 330 anos de Curitiba, além dos números expressivos do Natal de Curitiba 2022.
“Este ano promete muitas novidades. O aniversário de Curitiba é em março, mas vamos comemorar o ano inteiro com uma agenda repleta de atrações estimulando vários fluxos turísticos em nossa cidade”, comemorou Tatiana Turra, presidente do Comtur e do Instituto Municipal de Turismo.
A programação de comemorações começou com a 40ª Oficina de Música e vai continuar com shows internacionais e nacionais, congressos, lançamentos e entregas de obras pela Prefeitura de Curitiba.
Natal de Curitiba
Foram apresentados os números do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022, que obteve grande sucesso de público, estimado em 979.858 pessoas, entre turistas e moradores da cidade.
As atrações foram registradas pela imprensa em 530 matérias, sendo 236 em jornais, 129 em rádios e 165 pelas emissoras de TV. Um retorno em mídia espontânea calculado em R$ 22 milhões pela empresa Sig Expert, baseado no alcance das reportagens e nos valores cobrados pelos veículos em anúncios publicitários.
Nas mídias sociais, os números também são expressivos. Foram 478 posts sobre o Natal que alcançaram 21.090.888 contas no Instagram e 7.352.582 views no Tik Tok.
Ainda com o tema Natal, os conselheiros aprovaram o conteúdo de uma carta que será entregue ao presidente do Banco Bradesco, Octavio de Lazari Junior, com o pedido de ampliação das apresentações do Natal do Palácio Avenida em 2023. Em 2022, foram realizadas apenas três apresentações, em um único fim de semana.
A carta descreve a importância cultural das apresentações natalinas no Palácio Avenida e a representatividade para moradores de Curitiba e turistas, que as acompanham desde 1991.
Novidade
O MoviMente Curitiba Gastronômica foi apresentado aos conselheiros como iniciativa para promover a gastronomia curitibana, fortalecendo os valores, identidade, sustentabilidade, aproveitamento, pluralidade.
A ideia é criar um movimento com a participação de diversos atores da cadeia gastronômica, fortalecendo a identidade local e aperfeiçoamento na prestação de serviços, desenhando um mapa estratégico para o setor.
O Instituto Municipal de Turismo tem gestão compartilhada com diversos parceiros, entre eles a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Sebrae, Senac, Abrasel, entre outros.
Turismo Social
O gerente de Turismo Social do Sesc, Augusto Zortea, apresentou os resultados obtidos em 2022, recordes históricos no período. Segundo Zortea, o turismo social visa transformar a vida de pequenas comunidades através da atividade turística.
“Queremos promover a troca entre turistas e comunidades, valorizando as experiências, a cultura e gerando benefícios para as populações”, declarou Zortea.
Em 2022, a entidade atendeu 9.594 clientes em 333 viagens regionais e nacionais, números que superaram o período de pré-pandemia.
A próxima reunião está marcada para 11 de abril. Além dos conselheiros, prestigiaram a reunião os vereadores Mauro Ignácio e Márcio Barros.